Mundo Tech

Android Q irá liberar acesso às notificações para os desenvolvedores




Android Q irá liberar acesso às notificações para os desenvolvedores - 1

A cada semana surgem novidades sobre o ainda não-oficialmente nomeado Android Q, a nova versão do sistema operacional da Google que deverá ser lançada em meados agosto deste ano. E, de acordo com os novas versões do beta do programa, o sistema será o primeiro da Google a permitir que desenvolvedores de fora criem programas do tipo assistente de notificações.

Claro, o único programa deste tipo que existe no beta é o próprio da Google, mas o sistema já possui um pop-up que avisa ao usuário que aplicativos de terceiros poderão ler e controlar suas notificações, deixando claro que a Google dará pela primeira vez a outros desenvolvedores — e até mesmo ao usuário — o controle de toda uma parte da estrutura do Android que até então só era acessível para os desenvolvedores da própria Google.

De acordo com a documentação do Android Q, essa nova função permitiria o controle de alguns aspectos do sistema de notificações, inclusive fazer coisas como silenciar ou ignorar essas notificações antes mesmo delas serem enviadas para a tela do aparelho. Além disso, será também possível que os desenvolvedores de apps insiram ações contextuais direto na notificação, como, por exemplo, já acessar direto um link ao clicar na notificação, ao invés de abrir o app para então ter acesso ao link.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

Ao mesmo tempo que essa nova ferramenta poderá abrir as portas para uma série de novos recursos aos usuários, ela também pode ajudar a criar um verdadeiro pesadelo de notificações, pois também dará aos desenvolvedores um maior controle sobre quando seus aplicativos enviarão notificações para os usuários. Ainda assim, só o fato de permitir ignorá-las antes de até mesmo serem enviadas para a tela já pode ser considerado como uma vitória para o usuário.

Mais:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..