Mundo Tech

Asteroide passará perto da Terra em 2029 e poderemos vê-lo no céu a olho nu

Asteroide passará perto da Terra em 2029 e poderemos vê-lo no céu a olho nu - 1

Não que você deva se sentir alarmado por isso, mas um asteroide de mais ou menos 335 quilômetros de largura vai passar pela Terra a uma distância de aproximadamente 300 quilômetros, em 2029. Sob uma perspectiva mais palpável: a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro é de aproximadamente 440 quilômetros, segundo o Google Maps. Então, chutando por alto, o asteroide, que vem sendo chamado de Apophis, cobre pouco mais que a metade do caminho entre uma capital e outra.

Falando na Conferência Anual de Defesa Planetária, em Maryland, nos EUA, cientistas ressaltaram, porém, que essa é uma oportunidade a ser celebrada ao invés de temida. Eles alegam que a proximidade entre o nosso planeta e o asteroide trará possibilidades inéditas de estudo no campo astronômico.

Asteroide passará perto da Terra em 2029 e poderemos vê-lo no céu a olho nu - 2

A comunidade científica estudou a trajetória do Apophis em variados níveis de profundidade, assegurando com enorme certeza que não há como o objeto atingir a Terra em nenhum grau — isso considerando essa aproximação de 2029. Devido à sua trajetória cíclica, a expectativa é que ele retorne aos nossos caminhos em meados de 2060. Porém, cientistas ainda não conseguem assegurar com tanta veemência que a sua volta daqui a algumas décadas não trará algum tipo de impacto.

Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

O mais interessante é que, dada a proximidade, a passagem dessa enorme pedra espacial poderá ser vista a olho nu. Segundo os cientistas, não será necessário um telescópio apontado para o céu noturno, apenas um pouco de atenção: para nós, ele deve parecer como uma estrela cadente, só que se movendo com mais velocidade.

Mais: