Ciência & Tecnologia

Namoro online nem sempre é perigoso. Saiba como se proteger!




Se todas as formas de amor valem a pena. Todos os tipos de namoro também. Nesse Dia dos Namorados, tem uma turma que vai comemorar o romance na frente do computador. São os adeptos do relacionamento virtual, pessoas que se conhecem pela internet, se apaixonam, e começam a namorar mesmo antes de se conhecer pessoalmente.

Namoros na internet acontecem aos montes. E não tem nada mais de novo aí. Há sites especializados em juntar pombinhos pela rede, aplicativos de namoros, as facilidades só aumentam com o avanço da tecnologia. Hoje em dia, é possível paquerar usando chats, Skype, e redes sociais.

Assim como a vida a dois, nos moldes mais tradicionais, há perigo de que as coisas um dia derem errado, o relacionamento online também enfrentam alguns riscos. Os mais comuns são fraudadores online que se passam por outras pessoas para roubar informações de vítimas. Outro risco é a chamada “vingança online”, quando o parceiro compartilha fotos e informações intimas da vítima na internet. Por isso, toda a cautela é sempre bem-vinda.

Confira quais são as principais ameaças em um relacionamento online e previna-se!

Identidade Falsa

Cuidado para não comprar gato por lebre. Algumas pessoas se aproveitam do ambiente virtual para inventar histórias para conquistar suas vítimas. A desilusão amorosa, nesse caso, pode ser maior, por causa da expectativa colocada em cima do parceiro ou da parceira. Antes de engatar um romance, procure trocar mais informações com o pretendente.

Golpistas


O cibercriminosos podem enganar seus parceiros pedindo dinheiro para a vítima que acreditar estar em um relacionamento. Fique atento!

LEIA MAIS

+ Relacionamento à distância dá certo? Nós achamos que sim!

+ 7 dicas de segurança para um relacionamento online

Crimes sexuais


Criminosos podem aproveitar o ambiente virtual para atrair e enganar as suas vítimas e praticar delítos sexuais. O primeiro encontro entre namorados que se conheceram na internet, deve ser sempre em um lugar público. Especialistas alertam para a facilidade com que esses criminosos praticam crimes que começam no ambiente virtual. O perigo é maior quando envolvem crianças e adolescentes.

Danos de imagem

Cuidado ao compartilhar fotos íntimas com o parceiro. É cada vez mais comum, o vazamento desses arquivos na rede.


Roubo de identidade

Alguns criminosos são especializados em roubos de identidade. Isso acontece quando alguém frauda perfis para ter algum tipo de vantagem e usa as informações compartilhadas com a vítima para fraudar cadastros em bancos, lojas, entre outros tipos de transações.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site da McAfee.

Continua após a publicidade..