Mundo Tech

Os melhores apps Android da semana (31/01/2019)




Fim de janeiro já está aí e muita coisa bacana tem entrado na Google Play neste começo de ano. Nesta semana, separamos uma lista de utilitários para melhorar a navegação em seu smartphone ou tablet Android, editores de foto e áudio, além de várias dicas para relaxar com seus joguinhos.

1. Insta Story

Foto: Google Play

Este programa, como o nome já sugere, é voltado para que você crie imagens e vídeos para serem publicados nos Stories. Aqui, o usuário encontra templates, fontes, dicas e alguns posts já pré-fabricados para serem compartilhados.

Uma vantagem deste programa em relação a outros do mesmo estilo é que ele tem a habilidade de já exportar a imagem direto para ser publicada, de forma integrada ao Instagram. Isso quer dizer que você não precisa baixar a foto em seu smartphone e depois subir na rede social. O programa faz isso quase que direto para você.

Outro ponto interessante dele é que traz uma série de filtros e efeitos diferentes dos apresentados pela plataforma nativa do Instagram, permitindo que você crie postagens efetivamente diferentes para a rede social.

O Insta Story é um programa gratuito, lançado no último dia 29 e que exige Android 4.3 ou superior para funcionar.

2. Phone Touch & Assistive Touch & Virtual Home

Se você já precisou fazer alguma atividade multitarefa nos smartphones, já reparou que isso é um pouco travado devido à falta de teclado, mouse e funcionalidades do sistema operacional. O Phone Touch & Assistive Touch & Virtual Home é um app que pretende dar mais ferramentas para que você tenha acessibilidade e agilidade na hora de mexer no seu aparelho.

Assim, ele permite que você configure comandos de gestos diferentes na tela. Por exemplo, você pode pedir que dois toques na home abram um determinado programa, ou deslizar com dois dedos de cima para baixo para colocar o aparelho em modo de economia de energia, ou ligar a lanterna. As opções são diversas.

Mais interessante ainda é que o Phone Touch & Assistive Touch & Virtual Home também coloca no seu device uma segunda tela inicial em que você pode colocar os principais apps mais usados. Ele cria um pequeno ícone flutuante no seu smartphone que abre um pop-up com esta tela cheia de configurações e acesso a programas de forma mais fácil.

O único problema dele é que, por deixar tudo muito pronto para ser iniciado, ele também pode consumir mais do seu processador e, muito importante, também da bateria do seu aparelho. Contudo, ele pode funcionar como uma excelente ferramenta para aumentar a agilidade quando você precisa fazer muita coisa ao mesmo tempo em seu smartphone.

O Phone Touch & Assistive Touch & Virtual Home é gratuito e funciona em aparelhos com Android 5 ou acima. O app foi lançado em no último dia 28.

3. Drawing Puzzle Solution

Foto: Google Play

Embora este programa seja vendido pelos seus desenvolvedores como um “alimento para o cérebro”, trata-se apenas de um jogo com uma mecânica já muito antiga e básica. A proposta é que você mova partes de um quebra-cabeças e chegue à imagem que a fase exige.

O interessante é que todas as figuras são muito simples e feitas apenas com alguns poucos traços. Pode não parecer, mas isso faz com que todas as peças sejam muito semelhantes e é bem difícil de distinguir onde cada uma deve se encaixar. Ainda, parte das figuras são elementos geométricos, de forma que você pode solucionar aquele quebra-cabeças de diferentes maneiras. Isso dá mais vida para um título que se propõe a ser bastante simples.

Assim, o Drawing Puzzle Solution traz algumas conquistas para você liberar. Por exemplo, em certas fases, é possível solucionar o problema movendo apenas uma peça, o que pode parecer bem simples, mas não é. O game tem mais de 500 níveis e pode distrair por um bom tempo. No fim, ele é um jogo simples, com mecânicas bem básicas, mas que dá um novo ar com pequenos detalhes.

O Drawing Puzzle Solution foi lançado no último dia 24 e funciona em devices com Android 4.1 ou superior. Ele é totalmente gratuito na Google Play.

4. Calendário Menstrual Paula

Foto: Google Play

Quem busca controlar ou mesmo acompanhar seu ciclo menstrual sabe que esta pode não ser uma tarefa assim tão simples. Isso porque envolve muitas variáveis, mesmo que você não tome nenhum anticoncepcional. Para quem que engravidar ou não, saber quanto é seu período fértil pode ser decisivo.

Este app utiliza um método chamado Paula para o acompanhamento do ciclo menstrual. Aqui, é possível criar um calendário pessoal de menstruação, apontando quando começou o ciclo. Automaticamente, ele já apresenta também quais os possíveis períodos férteis e quando a menstruação pode efetivamente vir. Como isso varia de corpo para corpo, o programa também deixa que você faça pequenos ajustes durante o mês para indicar de forma mais precisa o que aconteceu em cada dia.

Ele parece um sistema bem completo. Por exemplo, permite que você indique temperatura e viscosidade do muco cervical e de colo do útero, ambos bons indicativos para definir os dias em que a mulher está mais fértil. Também, para o período da menstruação, ele permite indicar qual o fluxo de sangue, para que você tenha um monitoramento do seu corpo e possa levar isso para seu ou sua ginecologista.

O app utiliza de inteligência artificial para ajudar a identificar qual o tipo de padrão do seu ciclo. Para quem toma pílulas anticoncepcionais, vale perceber que ele tem alarmes diários, sempre nos mesmos horários, para ajudar no lembrete do método.

O programa é gratuito e foi lançado no último dia 24 para aparelhos com Android acima do 4.0.

5. Editor de música

Foto: Google Play

Editar música não á uma função fácil nem mesmo em computadores, que dirá em smartphones ou tablets. Contudo, este programa chega com uma proposta de ser um pouquinho melhor neste quesito.

O Editor de Música traz algumas funções que geralmente só se veem em programas mais avançados para computadores. Entre eles estão não só ferramentas de corte de áudio, mas também de mixar duas faixas em um só e conversão de áudio em outros formatos. Para quem precisa cortar ou adicionar algo bem rápido e não tem um computador por perto, este programa pode ser uma mão na roda, mas ainda peca pela falta de acessibilidade do controle por touch.

Outra ferramenta importante dele é conseguir transformar vídeos em apenas arquivos de áudio em .mp3, ideal para quando você quer só ouvir uma palestra com fone de ouvido no ônibus, por exemplo. Junto disso, ele ainda tem compressor próprio, efeitos e editor de metadados para publicação.

O Editor de Música é gratuito e funciona em aparelhos com Android 4.3 ou superior. Ele foi lançado em 28 de janeiro.

6. HealthFit

Foto: Google Play

Se a crise chegou, o preço da academia ficou salgado e não dá mais para ter equipamentos de ponta para malhar, este app pode ajudar a manter os exercícios. A proposta dele é oferecer dicas e treinamentos para que você consiga se exercitar sem precisar de uma academia completa. Na verdade, todas as sugestões aqui incluem treinos que se pode fazer sem exatamente nenhum equipamento.

O app oferece treinamentos diários e variados, perguntando o que você tem em casa que pode ser utilizado para os treinos. Até porque, se você tiver um ou dois pesinhos, não custa nada colocá-los em seus exercícios, não é mesmo?

Também apresenta variações de peso e esforço para quem já é maromba de academia ou para quem vai começar a se exercitar na próxima segunda. Juntos disso, é possível montar grupos com amigos para estimular uns aos outros a não matar os treinos e ainda compartilhar as metas alcançadas nos dias e meses.

O programa é gratuito e foi lançado no dia 14 de janeiro. Ele funciona em aparelhos com Android 4.1 ou acima.

7. fb.gg

Foto: Google Play

O FB GG vem de uma sigla comum no universo dos jogos que significa Good Game, “bom jogo” na tradução literal. Basicamente, este é um app independente do Facebook que apresenta todas as lives que estão sendo transmitidas na rede social relacionadas a jogos. Nele, você recebe notificações de quando seu streamer favorito está jogando, pode acompanhar pelo smartphone ou tablet e também segui-lo na rede social.

Um ponto negativo apontado pelos usuários é que não é possível oferecer doações aos jogadores, forma pela qual a maioria ganha dinheiro e se mantém como produtor de conteúdo na rede social. Também, caso você só queira buscar mais sobre um determinado jogo, é possível procurar lives diretamente por nome ou estilo de um game em específico.

Vale perceber que o Facebook lançou este app ainda em formato beta, sem data prevista para o lançamento oficial do programa. Assim, algumas funções que não estão por aqui ainda podem aparecer em versões futuras.

O programa é gratuito e foi lançado no último dia 29 para usuários com Android 4.4 ou superior.

8. Melody Radio

Foto: Google Play


Se você tem saudade daquele radinho de pilha no pé do ouvido, acompanhando os programas de música e notícia da sua cidade, este programa pode ajudar a lembrar estes velhos tempos. O Melody Radio é simplesmente um programa que gerencia os sinais de FM de seu smartphone e oferece uma experiência de rádio no aparelho. Ou seja, para isso, é preciso que seu device seja compatível com rádio FM.

O programa permite criar também uma lista com as suas principais rádios, criar um timer para ouvir algum programa antes de dormir e também receber recomendações da plataforma.

Ele funciona tanto com AM quanto FM, além de trazer também uma lista de rádios online, caso o seu sinal não esteja muito bom. Um ponto negativo é que ele é 100% em inglês sem opção para português.

O app foi lançado em 10 de janeiro e está disponível gratuitamente para usuários com Android 4.1 ou superior.

9. VStatus

Foto: Google Play

Este é mais um programa voltado para quem quer melhorar a forma como utiliza suas redes sociais. Ele é basicamente um programa que faz a curadoria dos Status do WhatsApp (equivalentes aos Stories do Instagram) e monta uma plataforma em que você pode procurar por conteúdos de outros usuários.

Para isso, é preciso que você dê acesso para o Vstatus a todos seus status do WhatsApp. Assim, ele alimenta a rede social, oferece visibilidade e permite que você busque também os status de outras pessoas.

O bacana é que ele oferece opções de busca por tags como temas, localização e até usuários. De quebra, ele oferece também uma ferramenta para que você baixe todos os status que já compartilhou no seu WhatsApp.

O programa é gratuito, pede Android 4.4 ou acima e chegou à Google Play em 26 de janeiro deste ano.

10. Weeder Match

Nossa lista se fecha com mais um joguinho bem simples. Weeder Match basicamente quer que você corte muita grama. Assim, ele oferece uma plantação com variados tipos de vegetação e entrega algumas poucas shurikens para você devastar tudo.

De forma bastante básica, você precisa traçar uma estratégia para lançar as armas e cortar o máximo de grama possível em cada uma das plantações. Se você ficar sem estrelas, tem que começar a fase outra vez.

O título é interessante e pode criar algumas horas de relaxamento. Ainda, é bastante simples e pode rodar na maioria dos smartphones do mercado. O problema aqui é que a desenvolvedora abusa bastante de mecânicas de free-to-play e pede que você compartilhe, curta e assista a propagandas para ganhar mais tentativas.

Apesar disso, ele vale o download. O Weeder Match é gratuito para usuários de Android 4.1 ou acima e foi lançado no último dia 30.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..