Ciência & Tecnologia

Polaroid rivaliza com GoPro por mercado de câmeras de ação




A Polaroid Cube chega ao mercado com duas propostas, ser mais barata e disputar terreno com a GoPro. A câmera de ação da lendária empresa de fotos surge como um opção razoável aos usuários que sempre buscaram um gadget do gênero, porém acessível ao bolso.

Em seu formato de cubo, ela é pequena e elegante, cabe literalmente na palma da mão e é fácil de transportar em uma mochila, bolsa feminina ou até em um bolso de casaco ou camisa – dá até para colocar no bolso da calça, mas não é muito confortável.

A pequena câmera da Polaroid tem uma qualidade de vídeo incrível, ela é capaz de gravar em 720 e 1080 pixels, durando até 1 hora.

Ela foi usada não apenas em testes de tecnologia, mas também em duas matérias: uma sobre as irregularidades que as pessoas fazem nas ciclovias de São Paulo e sobre a seca na Represa de Cantareira. Em ambas, foram tiradas fotos e gravações em vídeos com alta qualidade, em parte auxiliada pela câmera angular de 124°.

A imagem da Cube para fotos é de 6 megapixels, parece baixa, mas se levar em conta a foto angular é uma boa resolução – apenas para editar não é muito prática.

Para funcionar ela é fácil – possui um único botão de comando – basta segurar uma vez o botão mais de três segundos para ligá-la ou desligá-la. O mesmo botão é usado para tirar foto, ao apertar uma única vez para tirar foto e aperta duas vezes esse botão para filmar ou para a filmagem.

Um LED ao lado do botão mostra luz verde quando a câmera está ligada e pisca em vermelho quando está gravando.

Ainda chama a atenção na câmera o fato que ela é resistente à água e poeira e o forte que tem embaixo. A Cube foi colocada no capô de um carro e conseguiu filmar sem problemas ficando presa o tempo inteiro.

Resumo
A Polaroid Cube é uma das poucas câmeras que cumpre é aquele que é proposto. Ela é barata – se comparada com a GoPro Hero – e consegue dar uma qualidade de vídeo e foto dentro da realidade das câmeras de ação.

Porém, ela apresenta alguns problemas ligados ao áudio. Ao reproduzir o vídeo no Windows Media Player o som não era reproduzido. Questionada, a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa explicou que em outros players funciona normalmente. Testamos com Media Player Classic e VLC e realmente funcionou com normalidade.

Porém, segue o aviso para não abrir o vídeo no programa da Microsoft.

O disco Micro SD deve ser acima de 4 GB de espaço, pois abaixo disso pode embaralhar som e vídeo e mesmo para dar mais autonomia de gravação no formato de imagens e vídeos.

Peca ainda a falta de conexões com a rede, como Wi-Fi, Bluetooth e Near Field Communication (NFC), para transferir arquivos.

No entanto, a câmera é uma ótima pedida para quem busca por uma opção alternativa à GoPro e a Sony Action Cam para gravar imagens de impacto. O sistema de estabilização dela e quase tão positivo como o de suas concorrentes, e o design da Cube (pequeno em formato de cubo) ajuda para mover e fazer gravações.

Por fim, o preço sugerido da Polaroid Cube (R$ 669) é o principal atrativo dela, uma vez que a sua concorrente custa o dobro em média. Ela chega apenas em novembro nas lojas brasileiras.

Continua após a publicidade..