Mundo Tech

Quantic Dream vai passar a desenvolver jogos multiplataforma




Após mais de uma década desenvolvendo jogos exclusivos para plataformas PlayStation, a Quantic Dream anunciou o fim de seu acordo de exclusividade com a Sony. Em comunicado oficial, a empresa disse que o PlayStation 4 e seus sucessores continuarão a receber os games da companhia, mas que a ideia, daqui em diante, é tornar as criações da companhia mais acessíveis e disponíveis para a maior quantidade possível de gamers ao redor do mundo.

A possibilidade vinha sendo ventilada desde o início da semana, quando a companhia divulgou ter recebido um aporte financeiro da NetEase Games, uma divisão da gigante da tecnologia chinesa de mesmo nome. A multinacional adquiriu uma parcela minoritária da Quantic Dream por valor não divulgado e já era esperado que, com isso, viria o fim da exclusividade de seus games.

O primeiro game da parceria entre a Sony e a desenvolvedora foi Heavy Rain, de 2010, mas a Quantic Dream disse estar trabalhando de forma exclusiva com a plataforma PlayStation há 12 anos. A mudança, então, marca um ponto de virada para a companhia, que trabalha em uma transição tranquila e que não deve afetar o nível de qualidade e narrativa pelos quais seus títulos ficaram conhecidos.

Parte desse esforço passa pela criação de um novo motor gráfico com suporte a mais plataformas, que seria “mais impressionante do que qualquer coisa feita antes pela empresa”. Comentando a notícia, o fundador do estúdio, David Cage, disse ser cedo demais para falar em novos jogos, mas afirmou que a ideia é manter a ambição e a escala em seus projetos, criando mais daquilo que tornou a Quantic Dream um nome de destaque, mas também explorando novos espaços a partir dessa abertura de distribuição de jogos.

Assim como já acontecia antes do fim do acordo de exclusividade, a produtora permanece como uma empresa independente, sob o controle de Cage e Guillaume de Foundaumiere, que atua como produtor executivo de jogos e diretor de operações da Quantic Dream. O aporte financeiro da NetEase não interfere em decisões gerenciais e, de acordo com o fundador, representa mais um passo na escalada para solidificar a posição da companhia como uma das grandes desenvolvedoras do mercado.

A reabertura para lançamentos multiplataforma, na realidade, configura um retorno à velha forma para a Quantic Dream, que trabalhava desta maneira antes de fechar seu contrato com a Sony. Um de seus games mais reconhecidos, Fahrenheit, foi lançado originalmente para PlayStation 2, PC e Xbox, em 2005, recebendo, mais tarde, versões mobile e também uma remasterização para o PS4.

O último game da empresa foi Detroit: Become Human, de maio do ano passado, que chegou a dois milhões de cópias vendidas em seus primeiros cinco meses nas lojas. O título narrativo também se tornou o que vendeu mais rápido na história da companhia, tendo desempenho comercial melhor que seus dois antecessores, Beyond: Two Souls e Heavy Rain, que também receberam remasterizações para o PlayStation 4.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..