Ciência & Tecnologia

Quanto você pode aumentar uma imagem sem comprometer a qualidade?




Já que começamos a falar sobre edição de imagens, aproveito para responder uma velha dúvida: Quanto podemos aumentar uma imagem sem comprometer sua qualidade?

Antes de mais nada é preciso entender um conceito conhecido como interpolação que seria um método matemático que permite criar um novo conjunto de informações a partir de outro já conhecido. Isso se aplica nas imagens em geral, já que muitas delas são formadas por um mosaico de pontos coloridos. Veja uma imagem ampliada do logo da Positivo tirado do desktop acima:

Por exemplo, imagine uma imagem com apenas 2 x 2 pixels. Se aumentarmos essa imagem em 50 % o editor de imagem vai inserir uma nova linha e coluna entre as já existentes para chegar no tamanho desejado. E para colorir esses novos pontos, o sistema irá analisar as cores adjacentes para encontar um valor médio que permita uma mudança suave entre os tons originais.

Sob um certo ponto de vista, quanto ampliamos uma imagem, o que fazemos é criar mais informação (gráfica) a partir da já existente, ou seja, quanto menos informação original tivermos, pior será o resultado final.

Outro exemplo: A partir da imagem original de 150 x 150 pixels…

… se ampliarmos a imagem em 100 % (300 x 300 pixels) já podemos notar uma leve perda na qualidade, resultando em uma imagem levemente desfocada:

O máximo indicado é ampliar uma imagem em torno dos 30% em relação à original (195 x 195 pixels):

E o resultado pode ficar ainda melhor com a aplicação de um filtro de sharpening (que aprimora automaticamente a imagem) para melhorar os contornos:

Obviamente, o usuário não deve assumir esse valor de 30 % como um dogma, mas ele pode servir como uma referência na hora de editar uma imagem.

Continua após a publicidade..