Ciência & Tecnologia

Se compartilhar minha banda larga entre dois PCs a velocidade cai pela metade?




Essa pergunta me lembra um pouco aquela que dizia se um processador dual core é duas vezes mais veloz que um single core. Só que nesse caso, dividir um entre dois não significa necessariamente que cada um ficará exatamente com a metade.

Um roteador funciona mais ou menos como um PABX que permite compartilhar a mesma linha de dados entre vários computadores. O que acontece nesse caso é que a velocidade com que o roteador é distribuída de acordo com a quantidade de dados que cada computador manda ou recebe de volta da Internet, ou seja, se dois usuários estiverem com seus PCs ligados ao mesmo tempo no roteador, caso um deles só estiver lendo emails e outro estiver baixando um arquivo é bem provável que este último esteja consumindo quase que toda a banda disponível enquanto que o primeiro nem sinta a diferença já que sua aplicação está gerando pouquíssimo (ou nenhum) tráfego na rede. Do mesmo modo, se ambos estiverem só batendo papo via messenger a sensação é que a conexão está veloz para os dois.

Agora, se os dois estiverem realizando tarefas que relamente demandem o tráfego de dados como cada um quiser assistir a um vídeo diferente no YouTube, aí sim haverá uma feroz disputa pela banda disponível e a consequente sensação de que a rede está lenta.

Para evitar essa situação desagradável, alguns equipamentos de rede são até capazes de limitar a quantidade de informação que pode ser enviada para um ou outro computador podendo até dividir a velocidade total igualmente entre todos os computadores ligados na rede. Observamos, porém, que esse recurso não é muito comum em equipamentos domésticos.

Continua após a publicidade..