Ciência & Tecnologia Tecnologia

Site disponibiliza aplicativos móveis de serviços públicos ao cidadão

[mp_script_post_header]

Nesta sexta-feira (27), a presidência da República reformulou o Portal Brasil com informações gerais do governo federal. Uma de suas características é a adaptação a dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Mas vários serviços do poder Executivo também podem ser instalados em aparelhos portáteis. No site aplicativos.gov.br há um guia com os principais aplicativos de serviços públicos úteis aos cidadãos.

Entre eles, existem apps voltados para conscientização no trânsito como os Mãos no Volante ou de consulta a dados da Receita Federal.


aplicativos do governo serviços públicos

Abaixo de cada aplicativo, ícones apontam quais sistemas operacionais móveis podem receber a instalação do app (Reprodução)

Abaixo de cada aplicativo, o internauta pode descobrir se a ferramenta é compatível com o sistema operacional do seu celular (Android, IOS, Windows Phone, entre outros).

A maioria está disponível tanto para celulares da Apple quanto para aqueles que rodam Android. Os programas podem ser baixados gratuitamente nas lojas online de cada dispositivo.

Conheça alguns exemplos:

Banco do Brasil: permite acessar extratos e fazer algumas movimentações bancárias;

Onde tem Táxi, do Ministério das Cidades: indica principais pontos de táxi em todo território brasileiro a partir de um mapa interativo;

Vacinação em Dia, do Ministério da Saúde: ajuda a gerenciar as cardenetas de vacinação cadastradas pelo usuário;

TV Escola, do Ministério da Educação: é destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados em aprender.

Acesse a relação completa aqui.


Talvez você também goste