Mundo Tech

Spotify personalizará playlists de editores a partir do gosto musical do usuário




O Spotify substituirá músicas em playlists criadas por editores para combiná-las com o gosto musical individual de cada usuário. A mudança foi anunciada pela plataforma na terça-feira (26).

Antes, playlists personalizadas como Descobertas da Semana e Daily Mix serviam para introduzir novas músicas e artistas aos usuários, mas eram separadas das que passam pela curadoria de editores do Spotify, que criam listas no estilo “músicas para escutar dirigindo” ou listas para animar quando você estiver cozinhando. Neste caso, as preferências do usuário não eram levadas em consideração.

“Sabemos que o gosto de cada usuário é diferente, e as músicas que uma pessoa pode querer cantar no chuveiro podem não fazer sentido para outras. É por isso que aprimoramos nosso ecossistema de playlists para garantir que todos os ouvintes possam encontrar a música perfeita para cada momento”, explicou a empresa. “Para essas playlists específicas, não haverá duas iguais”.

O Spotify diz que decidiu pela mudança após descobrir que os usuários passam mais tempo escutando música em playlists personalizadas, sendo que o comportamento foi observado durante uma avaliação do novo sistema da plataforma.

A expectativa da empresa é aumentar em 30% o número de artistas diferentes em cada playlist. Já o número de músicas ouvidas deve registrar alta de 35%. Ainda de acordo com o Spotify, ao descobrir uma nova canção em uma lista personalizada, o número de pessoas que procuram outras faixas do artista por conta própria aumenta 80%. A cada 10 usuários, seis ainda salvam a música para encontrá-la mais facilmente depois.

Embora a personalização possa melhorar a experiência de uso da plataforma, ela não considera sessões em que o usuário permite que outra pessoa escute música pela sua conta, como um namorado, uma criança ou participantes de uma festa, por exemplo. A tecnologia também nem sempre é sofisticada o suficiente para entender os diferentes níveis de interesse em música — ela não poderá diferenciar, por exemplo, o contraste entre as músicas que você coloca para dormir ou as que você toca porque realmente gosta.

Por outro lado, quando a personalização for bem-sucedida, poderá aumentar o engajamento, a lealdade e a retenção do usuário, fortalecendo o streaming do Spotify frente aos concorrentes, como o Apple Music. Segundo o Spotify, as mudanças entram em vigor já nesta terça-feira (26).

Para artistas

Como os usuários receberão playlists diferentes, o Spotify está dando aos artistas acesso a links exclusivos para as listas de reprodução em que suas músicas são exibidas. Isso permite que eles compartilhem uma versão específica da playlist via Spotify for Artists e Spotify Analytics. Qualquer pessoa que clicar no link será direcionada para uma versão em que a sua música apareça em destaque.

Segundo o Spotify, os artistas serão alertados sobre músicas adicionadas em playlists por meio de notificações por e-mail, e em seu painel do streaming, os cantores poderão ver quantos seguidores cada playlist tem.

Painel do Spotify ao qual artistas têm acesso para monitorar o alcance de suas músicas. (Imagem: Divulgação / Spotify)

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..