Mundo Tech Tecnologia

Trump planeja antecipar lei que irá banir Huawei dos EUA

De acordo com uma reportagem do site Politico, que cita três fontes anônimas que trabalham na Casa Branca, o presidente Donald Trump irá assinar uma ordem executiva que proíbe que qualquer operadora de telefonia dos Estados Unidos use equipamentos da Huawei e da ZTE no país no fim deste mês, logo antes do início da Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

A medida já está sendo comentada nos bastidores há alguns meses, mas, segundo as fontes ligadas, Trump está sendo pressionado para assiná-la antes da MWC, passando a mensagem para as empresas de telefonia de que todos os contratos assinados deverão priorizar a segurança da informação dos clientes e não apenas os custos de instalação. Essas fontes ainda revelam que a Huawei e a ZTE não estão citadas nominalmente na ordem executiva, mas ambas se enquadram na categoria “equipamentos para telecomunicações de empresas chinesas” que será proibido pela decisão.

Os rumores sobre a diretiva são apenas mais uma notícia negativa em um período bem conturbado para a Huawei nos Estados Unidos, que dominou as manchetes com a prisão de sua CFO, Wanzhou Meng, pela polícia do Canadá a mando dos Estados Unidos. Ela supostamente teria tendado furar o embargo comercial que o país havia colocado no Irã.

Além disso, a transição para redes 5G também tem colocado a Huawei na mira de outros países do globo. Até o momento, a Austrália já proibiu o uso de equipamentos da marca na instalação das futuras redes 5G do país e a União Européia também está estudando um banimento da marca no continente. Assim como os Estados Unidos, esses países estão escolhendo banir a Huawei após diversas investigações levantarem a suspeita de que os equipamentos da marca estão sendo usados pelo governo chinês para espionar as comunicações de outros países.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste