Mundo Tech

Uber inicia desenvolvimento de bicicletas e patinetes autônomos




Depois de investir durante anos para desenvolver a tecnologia para carros autônomos, a Uber quer adaptar essas tecnologias para os seus serviços de micromobilidade. De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Telegraph, a empresa tem intenções de levar a mesma tecnologia usada nos carros autônomos para as bicicletas elétricas compartilhadas Jump, que foram adquiridas pela Uber em abril de 2018.

De acordo com o jornal, a Uber está contratando profissionais para formar uma equipe de “robótica de micromobilidade”, cujo intuito seria levar as tecnologias de robótica e sensores dos automóveis da empresa para suas bicicletas e patinetes elétricos.

Apesar disso, não há ainda uma explicação mais detalhada de como esses equipamentos funcionariam de forma autônoma, e o jornal sugere que essas bikes “inteligentes” conseguiriam estacionar sozinhas nas bases de locação logo depois de serem usadas — o que faria a Uber economizar uma boa quantia com funcionários, já que hoje ela precisa contratar pessoas que, ao final de cada dia, passem pelas cidades recolhendo essas bikes e patinetes e levando-as de volta para a base. Além disso, a política da Uber de permitir que os usuários estacionem essas bicicletas em qualquer lugar tem criado tensões com as autoridades de trânsito das cidades, já que vários usuários deixam essas bikes em lugares onde elas atrapalham o fluxo de pedestres, então criar um sistema em que essas bicicletas estacionem sozinhas após o uso resolveria de uma só vez os dois principais problemas da empresa no setor de micromobilidade.

A Uber ainda não confirmou oficialmente as pesquisas de bicicletas e patinetes inteligentes, mas não é segredo para ninguém que a empresa tem investido cada vez mais no desenvolvimento de tecnologias para transportes autônomos como forma de se manter à frente em um setor em que há cada vez mais concorrência.

Por enquanto, as bicicletas da Jump estão apenas em algumas cidades dos Estados Unidos e em Berlim, na Alemanha, mas a Uber já avisou que pretende trazer a modalidade para o Brasil ainda em 2019.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..