Ciência & Tecnologia

Veja cinco dicas de como usar o WhatsApp no ambiente de trabalho




É raro alguém sair de casa hoje em dia e não levar o celular. Mais difícil ainda é desconectar-se do WhatsApp, já que o aplicativo está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. É de lei acordar e verificar se tem mensagem, ficar de olho de alguém mandou algo no grupo ou se alguém visualizou o tão esperado recado. Entretanto, o que fazer com ele na hora de trabalhar?

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Abaixo, você confere cinco dicas de como usar o WhatsApp no local de trabalho. Confira:

Mantenha os contatos em silêncio

Se você é desses que não aguenta ficar de fora de um grupo do app, então, terá que silenciá-lo enquanto não estiver na hora do almoço ou fora da empresa.

Vá à área de configurações do grupo e o mantenha no “modo silencioso”. As notificações continuarão a chegar, mas ao menos elas não farão barulho e nem atrapalharão os colegas de trabalho.

O Whats também oferece a opção de silenciar por 8 horas, uma semana ou um ano, caso queira.

Ligue ao invés de enviar mensagens

Quer ganhar tempo quando for falar com algum contato? Opte por ligar para ele ao invés de mandar um recado. O próprio aplicativo dispõem da função ‘ligar’.

Postura profissional

Tenha cuidado ao ler determinadas mensagens no ambiente de trabalho. Alguns assuntos pessoais podem afetar a sua produtividade e até mesmo prejudicá-lo ao longo do dia. Se precisar, até desligue o aparelho telefônico, mas não deixe ser afetado por ele.

Grupo do trabalho

Se você participar de um grupo de trabalho, no app, responda apenas o que for necessário. Caso tenha que falar algo diretamente com outra pessoa, gestor ou superior, procure fazer isso pessoalmente ou envie uma mensagem só para ele. Nada de compartilhar temas que não são para todos saberem.

Conversas com chefe fora da empresa

O seu chefe o chamou no WhatsApp fora do expediente de trabalho? Então, é importante estabelecer limites. Estabeleça com o seu gestor horários e prioridades dentro de suas tarefas. Caso seja algo urgente, lide com profissionalismo – seja educado, responda, mas não deixe prolongar e interferir no momento de descanso.

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