Ciência & Tecnologia

Veja como aproveitar as redes wi-fi gratuitas na sua cidade




Quem já tentou fazer um check-in em algum lugar público, usando uma rede social, e o 3G não funcionou? Para resolver o problema de internet instável e lentidão no celular, as redes de wi-fi gratuitas são uma ótima solução.

Algumas cidades já disponibilizam conexão gratuita em diferentes lugares públicos. São Paulo, por exemplo, já possui 29 pontos entre parques, praças e pontos turísticos, onde o acesso à internet é livre. “Qualquer cidadão pode se conectar com seu tablet, notebook ou smartphone, sem necessidade de cadastro e gratuitamente”, explica João Cassino, coordenador de conectividade e convergência digital da Prefeitura de São Paulo.

Outras cidades e estabelecimentos fechados também disponibilizam wi-fi zones gratuitas. Conheça alguns desses locais.

Wi-Fi Livre São Paulo
O projeto Wi-Fi Livre SP foi desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo. Ele prevê a instalação de acesso gratuito à internet por sistema wi-fi em diversos pontos. Hoje, o projeto atende a 31 pontos, entre parques, praças e outros espaços públicos. A meta é que essa conexão atinja 120 pontos.

O acesso é irrestrito e gratuito para qualquer cidadão, que pode fazer uso da rede por meio de notebooks, tablets, smartphone ou qualquer outro dispositivo. “Um dos diferenciais do serviço oferecido é a total privacidade do usuário, que não precisa se cadastrar”, comenta João.

A segurança da rede é feita pela Prodam, empresa de tecnologia da informação e comunicação do município de São Paulo. Eles utilizam técnicas modernas de segurança para garantir a navegação tranquila dos usuários. Mesmo assim, ao se conectar no wi-fi público, é sempre bom evitar fazer compras online, usar internet banking, digitar senhas ou acessar e-mails.

A conexão é de no mínimo 512 Kbps efetivo por usuário, para download e upload, segundo a Prefeitura. “Para saber a velocidade de uma localidade, deve-se multiplicar esse valor pela capacidade total do atendimento”, explica João. “Por exemplo, uma praça com capacidade para 100 usuários simultâneos tem velocidade de 51.200 Kbps.”

Aeroportos
Alguns aeroportos também possuem redes de wi-fi gratuitas. Segundo a Infraero, entre as unidades administradas pela estatal o serviço está disponível nos aeroportos de Manaus, Salvador, Fortaleza, Pampulha e Confins (Belo Horizonte), Curitiba, Recife, Galeão e Santos Dumont (Rio de Janeiro), Natal, Porto Alegre e Congonhas (São Paulo).

A internet é gratuita e ilimitada aos passageiros nas salas de embarque. Para se conectar, o usuário deve buscar o sinal e preencher um cadastro com o número do voo, data, assento e aeroporto de origem.

Ônibus e táxi
Ainda são poucas, mas já existem linhas de ônibus locais e interestaduais que oferecem transportes equipados com rede wi-fi. Em algumas paradas e terminais, também já existe wi-fi grátis.

Em táxis, a iniciativa surgiu para a Copa do Mundo. São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília participaram do projeto que disponibiliza acesso à internet via wi-fi.

Os passageiros podem usar a internet gratuitamente por 15 minutos. A conexão é feita por senha e a velocidade é de 5 Mbps.

Bares e restaurantes
Muitos bares e restaurantes disponibilizam conexão wi-fi para atrair clientes. Os estabelecimentos oferecem gratuitamente internet, fechando o acesso por meio de senhas fornecidas apenas quando pedido pelo cliente ou se ele consumir algo no local.

Relógios da cidade de São Paulo
Além de praças e parques, alguns relógios da cidade de São Paulo oferecem conexão com internet gratuita. Patrocinados por uma marca de cerveja, os relógios ficam em locais de grande concentração de pessoas. Para usar a internet grátis, basta se conectar à rede aberta OpenSP e navegar.

São 10 relógios que oferecem wi-fi gratuito. Eles ficarão em funcionamento até o final do ano.

Continua após a publicidade..