Ciência & Tecnologia Tecnologia

Você sabia? Celular Android pode ser hackeado só com o envio de uma foto

Foto: Reprodução/Mundo Positivo

Recentemente, o Google liberou uma atualização para o Android que corrige 55 vulnerabilidades, entre elas, uma falha gravíssima na parte de processamento de arquivos de imagem do celular. Para você entender o tamanho do problema, este compartimento do smartphone permite que o aparelho seja hackeado a partir do simples recebimento de uma foto enviado pelo invasor.

Esta correção de segurança foi realizada no dia 1º de setembro e faz parte da versão 6.0 do Android. Segundo informações divulgadas pelo portal de notícias G1, esta brecha afeta os celulares desde a versão 4.2 do dispositivo. Já nas versões 5 e 6, o risco de invasão passou a ser menor, porém ainda assim, podem acarretar problemas de ataques de cibercriminosos.

LEIA MAIS

+ Como usar o Instagram com segurança
+ Pais devem ensinar aos filhos como usar as redes sociais
+ Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares
+ Cinco dicas para bombar no Instagram e ganhar mais seguidores


Como funciona

Com acesso ao número do usuário, os hackers conseguem entrar no sistema operacional do aparelho. A partir disso, eles enviam uma fotografia qualquer por e-mail, SMS ou mensagem no WhatsApp. E, em muitos casos, não é preciso clicar nessas imagens, porque certos aplicativos processam os arquivos assim que recebidos. Esta descoberta foi feita pelo especialista em segurança Tim Strazzere, da empresa de segurança SentinelOne.

Logo, se você possui um smartphone com Android e ainda não atualizou o sistema operacional dele, faça isso o quanto antes. É gratuito e não demora. Além disso, tenha sempre um antivírus instalado em seu aparelho, para assim, manter o seu dispositivo e informações pessoais sempre protegidos.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


Talvez você também goste