Mundo Tech Tecnologia

WhatsApp está testando busca de imagens para coibir fake news no app

O WABetaInfo descobriu um recurso interessante que pode ser lanaçdo em atualizações futuras do WhatsApp: fuçando na documentação e código da versão 2.19.73 do app de mensagens, há menções à função “Image Search” (Busca de Imagens, na tradução literal), algo ainda inédito nas versões atuais.

A atualização indica que a função é integrada diretamente à busca de imagens do Google e permitirá que usuários que receberem uma imagem por mensagem no app façam o upload dela diretamente para os servidores da Google, buscando por arquivos similares e aferindo a veracidade da imagem recebida.

WhatsApp estaria testando função de busca de imagens a fim de coibir a disseminação de fake news (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Não é segredo para ninguém que o WhatsApp é uma das plataformas favoritas de golpistas, hackers e pessoas com intenções políticas controversas na disseminação de suas mensagens — na India, por exemplo, houve casos de morte e linchamento por causa de informações falsas que viralizaram por meio do mensageiro do Facebook, sem falar nas eleições presidenciais de outubro de 2018 no Brasil.

Ainda não há qualquer informação sobre quando a novidade será implementada oficialmente — ou se vai, de fato. Para todos os efeitos, funções em teste não necessariamente ganham uma versão final e podem ser cortadas no meio do caminho. Mas esse é mais um demonstrativo dos esforços do WhatsApp no combate às fake news, então pode ser algo muito bem-vindo no futuro.

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste