Mundo Tech

YouTube expande testes de nova ferramenta de recomendação de conteúdos




A cada ano, as redes sociais vão se tornando uma parte cada vez mais enraizada no cotidiano das pessoas. De olho nisso, as grandes empresas do ramo, como o Facebook, Instagram e Twitter, vão incluindo novas funções e opções, além de atualizar as políticas de suas plataformas para entregar maior inclusão e, claro, diversão aos usuários.

É nesse contexto que entra o Explore (ou “Explorar”), um novo recurso que está sendo testado YouTube. Essa nova ferramenta foi introduzida, originalmente, como um experimento em seu aplicativo para iPhone no ano passado. Semelhante à aba Explorar do Instagram, o novo recurso tem como objetivo apresentar aos usuários um conjunto diversificado de recomendações personalizadas para que eles encontrem, com maior facilidade, conteúdos novos para assistir. O teste agora está disponível em todos os dispositivos e, de acordo com a plataforma, foi atualizado para sugerir também criadores menores, porém promissores.

Aatualmente, a lógica de recomendações do YouTube depende muito da atividade de visualizações anteriores do usuário, bem como outros comportamentos que são analisados pelos algoritmos na hora de fazer sugestões de conteúdo. Com a guia “Explorar”, no entanto, a empresa pretende ampliar as recomendações visando incluir vários tópicos, vídeos e canais que, talvez, as pessoas não fossem encontrar normalmente. Por exemplo, a nova seção pode recomendar vídeos sobre câmeras de última geração depois que um usuário assistir a vídeos sobre telescópios. Ou, também, pode recomendar vídeos sobre gatinhos e outros filhotes após assistir a outros vídeos de animais. Quando esse recurso foi lançado no ano passado, o teste havia sido implementado apenas para 1% dos usuários do aplicativo em iPhones.

As sugestões da nova guia Explore no app do YouTube (Imagem: TechCrunch)

Nos dispositivos dos testadores, a “Explorar” substitui a guia “Tendências”, presente na parte inferior da tela do aplicativo. A seção de vídeos de tendências ainda está disponível, mas como uma subcategoria do novo recurso, junto com outras seções como jogos, filmes, músicas, conteúdos originais, entre outros.

Embora o “Explorar” estivesse inicialmente disponível apenas para usuários do iPhone, o teste passou a ser realizado em vários outros dispositivos, incluindo iPads, smartphones e tablets com o sistema operacional Android e também na versão web, mas apenas para um pequeno grupo de pessoas.

Além disso, o recurso foi atualizado para incluir uma nova seção chamada “Em ascenção”, que apresentará criadores promissores da plataforma. Aqui, uma lista com criadores que possuem menos de 10.000 inscritos será mostrada. Ela também será personalizada para cada usuário, com base nos canais que ele assiste com frequência.

Em adição, abaixo dessa seção, haverá outro grupo de indicações que também serão baseadas no histórico de visualizações. Ela fará recomendações de outros canais que a pessoa possa vir a gostar, e essas recomendações podem incluir canais com mais de 10.000 inscritos, mas haverá um limite para a quantidade de inscritos que um criador poderá ter para poder ser categorizado nesse grupo.

Por fim, dá para notar que, embora o YouTube tenha expandido o alcance do experimento, ele ainda não tem um plano concreto para implantar as novas funções em definitivo. Por enquanto, o “Explorar” ainda é considerado um experimento e a empresa espera obter mais feedback antes de tomar uma decisão final sobre a disponibilidade do recurso.

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..