Famosos

Famoso nas redes sociais Dr. Fabio Almeida é referência nacional no combate à obesidade

Publicidade



O médico tem mais de 519 mil seguidores no Instagram e dá preciosas informações sobre o combate à obesidade, que é considerada um dos principais fatores de risco da covid-19.

O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando com o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas atrás, sendo a obesidade um fator de risco para uma série de doenças, inclusive durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), sendo que o obeso também tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras.

LEIA TAMBÉM: Presidente Jair Bolsonaro testa positivo para coronavírus

No Brasil, um dos principais nomes no combate à obesidade é o Dr. Fabio Almeida, nutrólogo pós-graduado em medicina esportiva e nutrologia, que já ajudou milhares de pessoas a saírem da fila da cirurgia bariátrica, emagrecendo naturalmente, através de um plano alimentar customizado para suas necessidades e objetivos. O médico se tornou famoso nas redes sociais, onde acumula mais de 519 mil seguidores.

O renomado médico explica que a obesidade pode se dever a muitos fatores: “A obesidade é decorrente do acúmulo de gordura no organismo, que está associado a riscos para a saúde, devido à sua relação com várias complicações metabólicas. Pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial, pois suas causas estão relacionadas a questões biológicas, históricas, ecológicas, econômicas, sociais e até mesmo culturais. O excesso de peso pode também estar ligado ao patrimônio genético da pessoa, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas. Por isso, na hora de emagrecer, procure um médico. Não se trata apenas de restringir a comida ou somente fazer exercícios, é preciso entender as causas da obesidade para adotar as estratégias adequadas e isso somente um médico através de exames e anamnese pode fazer.”.

Obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade

A prevalência da obesidade vem aumentando entre adultos, tanto nos países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 1 bilhão de pessoas apresente excesso de peso, das quais, 300 milhões são obesos.

O Dr. Fabio explica que, no entanto, apesar de todas as evidências e informações da OMS, muitos não se dão conta da seriedade da questão da obesidade: “A questão é muito séria porque não é uma doença exclusiva de ricos e privilegiados. Meu início da carreira médica foi em São Paulo, atendendo pacientes carentes nas unidades básicas de saúde. E mesmo entre aqueles mais necessitados, haviam pessoas com quadro de obesidade severos, independente de condição financeira, e que não viviam comendo fast-food ou exagerando no consumo de alimentos, até mesmo pelas suas restrições orçamentárias, pessoas que viviam muitas vezes com abaixo do mínimo e das quais cuidei e me dediquei 100%.”.

Fonte: Observatório dos Famosos

Continua após a publicidade..