Sua Música

Olodum celebra 40 anos de Samba Reggae e Cidadania

Publicidade



Olodum celebra 40 anos de Samba Reggae e Cidadania - 1

Nesta quinta, dia 25, o Olodum comemora seus 40 anos, e para celebrar esta data, depois de um verão e Carnaval repleto de homenagens, o grupo comemora este acontecimento.

Na quinta o Olodum apresentou as campanhas Paz Absoluta e 28 Anos da Casa do Olodum, com um desfile cívico da banda e escola Olodum pelas ruas do Pelourinho, culminando com a projeção de áudio visual da nova TV Olodum e coquetel de encerramento.

A comemoração continua no domingo, dia 28, com o show Festa de Aniversário “Olodum 40 Anos & Convidados”, na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Para o evento, foram convidados Jau, ex-integrante da banda e o Adão Negro. O show também marca o lançamento do tema de 2020 do Bloco. E na segunda, dia 29, às 10 horas, haverá uma colocação da Placa de Homenagem aos Coordenadores e Professores da Escola Olodum. Na ocasião, no CDMO – Centro de Documentação Digital e Memória Olodum – Rua das Laranjeiras, 24, térreo – Pelourinho estará presente o Ministro das Relações Exteriores da Alemanha.

O grupo surgiu de uma brincadeira carnavalesca em 25 de abril de 1979 entre os amigos Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz e Francisco Carlos Souza Almeida. O que era para ser uma opção de lazer momentânea para os moradores do Maciel-Pelourinho ganhou todo o mundo.

A palavra Olodum é de origem Yorubana, idioma falado pelos Yorubás vindos da Nigéria e do Benin para a Bahia em séculos passados. A palavra completa é Olodumaré – o Deus criador, o Senhor do universo e representa no Candomblé um princípio vital, a Suprema Ordem Fundamental – SOF.

O grupo ganhou sonoridades diferentes, transformou a musicalidade africana calcada na percussão e originou novos ritmos, como o Ijexá, Samba, Alujá, Reggae, Forró e se transformou numa expressão viva do samba-reggae, ritmo idealizado por Neguinho do Samba. Daí em diante, o que era apenas um sonho, virou realidade. O Olodum conquistou o mercado musical e se transformou numa das bandas percussivas de maior sucesso no Brasil e até internacionalmente.

Olodum celebra 40 anos de Samba Reggae e Cidadania - 2

(foto: reprodução)

Fonte: Sua Música

Continua após a publicidade..