Ciência & Tecnologia

Saiba como evitar que o WhatsApp faça cópias de fotos enviadas aos contatos




Toda atenção é bem-vinda quando o assunto é tecnologia e, principalmente, WhatsApp. Além de o celular salvar as fotos enviadas aos contatos desejados, o aplicativo possui uma “pasta invisível”, na qual mantém cópias de todos os arquivos compartilhados. Por isso, é bom ter bastante cautela ao tirar e mandar uma imagem a alguém.

Segundo o desenvolvedor mobile Leocadio Tiné, é comum apps como o WhatsApp e o Telegam criarem uma pasta própria de armazenamento de dados, porque isso facilita a visualização das fotografias . Logo, este compartimento secreto pode prejudicar as pessoas, caso um engraçadinho queira utilizar isso de má fé.

LEIA MAIS

+ Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp
+ Aprenda como responder mensagens do WhatsApp com a tela bloqueada

Para proteger-se, Leocadio recomenda a instalação de um gerenciador de arquivos no aparelho. Normalmente, ele vem em smartphones com sistema Android. Caso não encontre, esta extensão pode ser baixada gratuitamente no Google Play Store ou no App Store, para quem tem iOS.

Depois de instalá-lo, basta seguir este caminho no gerenciador: Início > WhatsApp > Media > WhatsApp Images >Sent. Apague o considerar necessário.

Outra maneira de fazer isso é conectar o celular no computador. Ao fazer isso, procure pelo arquivo “.nomedia”. Para deletar tudo, vá em Armazenamento Interno > WhatsApp > Media > WhatsApp Images > Sent. Ao encontrar os arquivos com a denominação “.nomedia”, exclua-os.

Demora alguns minutos, é um pouco trabalhoso e requer paciência, porém vale a pena quando o assunto é a sua segurança.

Continua após a publicidade..