Mundo

Google pode ter desistido de lançar o Pixel Fold




Google pode ter desistido de lançar o Pixel Fold - 1

O Google poderá cancelar a apresentação do seu primeiro celular dobrável, o Pixel Fold. De acordo com o conhecido leaker Ross Young, a marca já teria até retirado a encomenda de vários componentes do aparelho.

Google pode ter desistido de lançar o Pixel Fold - 2
Google teria cancelado Pixel Fold por causa da alta concorrência (Imagem: LetsGoDigital)


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Segundo fontes internas, o motivo principal da desistência está relacionado com a alta competitividade do mercado. Apesar de a variedade de dispositivos dobráveis não ser tão grande no planeta, as marcas que já trabalham com esse formato possuem mais presença e experiência, a ponto de complicar as vendas do Pixel Fold.

A avaliação da companhia indica que, nos Estados Unidos e Europa, a disputa com a Samsung e seus aparelhos Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3 seria muito difícil por conta do alto custo de produção em comparação com seus concorrentes, além da previsão do alcance de uma pequena fatia do mercado. A companhia sul-coreana já disponibiliza seus celulares dobráveis desde 2019.

Já no mercado asiático, a competição aconteceria contra marcas como Oppo, Vivo Mobile, Xiaomi, Huawei e Honor. Cada uma das empresas possui índices de popularidade consideravelmente maiores do que o Google, e não seria diferente no mercado de celulares dobráveis, de acordo com Ross Young.

Google pode ter desistido de lançar o Pixel Fold - 3
Aparelho teria visual similar ao Pixel 6 Pro na tampa traseira (Imagem: LetsGoDigital)

Com essa possível desistência, a previsão do analista para a quantidade de dobráveis disponíveis neste ano diminuiu de 10,4 milhões para 9,9 milhões — alguns atrasos na produção de dispositivos do tipo por parte de companhias chinesas também causaram a redução da estimativa. Por outro lado, a expectativa de montagem dos modelos Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3 deve ser excedida em 3% em 2021, com uma possibilidade de crescimento de até 100% para o ano que vem, em um total de 21 milhões de unidades produzidas.

Rumores relacionados ao Pixel Fold apontavam para um aparelho com dobra no eixo vertical (também conhecido como o formato de livro), com tampa traseira similar ao Pixel 6 Pro e uma tela externa rígida, assim como acontece no Galaxy Z Fold 3, Mi Mix Fold e Mate X2. O desenvolvimento do Android 12L — versão do sistema operacional voltada para produtos com telas maiores — deverá continuar normalmente, mas ainda não há uma previsão de data para o seu lançamento oficial.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..