Mundo

Google se defende de acusações de monopólio e não vai mudar sistema de pesquisa




Google se defende de acusações de monopólio e não vai mudar sistema de pesquisa - 1

Depois do estado do Texas iniciar um processo contra o Google alegando práticas monopolistas em seu sistema de pesquisa, outros 37 estados e territórios nos Estados Unidos, por meio de seus procuradores-gerais, também interpelaram a gigante da tecnologia sob a mesma alegação. Segundo os documentos, a empresa estaria prejudicando concorrentes para favorecer seus serviços dentro do mecanismo de busca.

O Google, por sua vez, já iniciou sua defesa. Segundo o Engadget, a empresa alega que seu buscador evolui conforme o feedback dos usuários, e não de modo a prejudicar os concorrentes. Como exemplo, a empresa chegou a apontar para o Bing, da Microsoft, que utilizaria as mesmas táticas.

Apesar disso, o principal ponto destacado pelo Google para se defender desse processo multiestadual vai além de simplesmente citar uma concorrente como exemplo. Para a empresa, modificar completamente seu sistema de busca poderia prejudicar pequenas e médias empresas que fazem uso da plataforma. Ainda de acordo com a gigante da tecnologia, suas buscas impulsionam mais de 4 bilhões de conexões diretas para empresas mensalmente, mesmo que essas indicações não tenham a ver com empresas ligadas a ela.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

“Redesenhar a Pesquisa do Google dessa forma prejudicaria a qualidade dos resultados da pesquisa. E isso prejudicaria empresas como pequenos varejistas, restaurantes, oficinas, companhias aéreas e hotéis cujas listagens no Google os ajudariam a serem descobertos e a se conectar diretamente com os clientes. Nossa página de resultados de pesquisa, que costumava mostrar 10 links, agora mostra uma média de 26 links de saídas em dispositivos móveis”, explicou a empresa em comunicado.

Mais detalhes do processo devem ser revelados em breve.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..