Mundo

Google vai ativar autenticação em dois fatores em 150 milhões de contas em 2021




Google vai ativar autenticação em dois fatores em 150 milhões de contas em 2021 - 1

O Google passará a exigir o login por autenticação de dois fatores para mais 150 milhões de contas ainda este ano, anunciou a empresa nesta segunda-feira (1°). A medida é uma forma de complementar a segurança dos usuários além da senha, num reforço para evitar acessos não autorizados.

A verificação de duas etapas é algo bastante presente no Google e é uma das práticas mais importantes para manter a segurança de uma conta digital. Com ela ativada, o usuário precisa autorizar o acesso à conta no instante em que é feito uma tentativa de acesso, logo, criminosos não conseguem acessar a conta nem se souberem as a senha completa.

Google vai ativar autenticação em dois fatores em 150 milhões de contas em 2021 - 2
Verificação em duas etapas do Google pode ser ativada em questão de minutos (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo o Google, neste momento, somente contas que dispõem de mecanismos adequados de backup serão incluídas no processo de ativação automática da camada adicional de segurança. Se você não sabe se isso se aplica a sua conta, pode checar na Verificação de Segurança do Google.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Exigência para YouTubers

Além disso, começaram a valer nesta semana a exigência da verificação dupla para membros do Programa de Parcerias do YouTube (YPP). Criadores de conteúdo precisam ativar o recurso de autenticação reforçado para acessar o YouTube Studio e assim utilizar as ferramentas de publicação da plataforma.

O processo de ativação da verificação em duas etapas consiste em receber uma mensagem no celular principal, aquele que sempre tem acesso à conta. A habilitação não leva mais do que dez minutos para ser feita e, nos próximos logins em navegadores ou aparelhos desconhecidos, sempre será necessário voltar ao celular para autorizar o acesso.

A ativação da verificação em duas etapas pode ser feita também a partir do site oficial do Google, acessível pelo navegador para PC ou celular.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..