Mundo

Vírus modificado consegue fazer tumores atacarem a si mesmos




Vírus modificado consegue fazer tumores atacarem a si mesmos - 1

Cientistas da Universidade de Zurich, na Suíça, acabam de revelar em um estudo que conseguiram modificar um adenovírus respiratório comum para entrar em um tumor e liberar genes com uma variedade de tratamentos, como se fosse um Cavalo de Troia. A principal vantagem é que, diferente de outros tipos de tratamento, esse método age diretamente onde é necessário em vez de invadir toda a corrente sanguínea.

Esses genes estimulam o tumor a produzir anticorpos de tratamento, fazendo com que eles sejam eliminados de dentro para fora. Segundo os pesquisadores, o tratamento, batizado de SHREAD, pode ser uma opção menos nociva do que a quimioterapia e radioterapia, por não atacarem células saudáveis, e também podem ajudar a tratar a COVID-19 diretamente nos pulmões.

Vírus modificado consegue fazer tumores atacarem a si mesmos - 2
Imagem: Reprodução/Skeeze/Pixabay

Em testes feitos em ratos, o SHREAD fez com que o próprio tumor nas mamas dos animais produzissem um anticorpo chamado trastuzumabe, clinicamente aprovado contra o câncer de mama. Segundo a tecnologia de captura de imagens de alta resolução, os cientistas descobriram que o anticorpo produzido pelo tratamento cria poros no vaso sanguíneo do tumor, destruindo as células tumorais.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Os pesquisadores estão investigando a possibilidade de usar o SHREAD no tratamento da COVID-19, uma vez que os vetores adenovirais já são usados em algumas vacinas, como a da Janssen e AstraZeneca, por exemplo. O objetivo dos cientistas é usar o método em forma de inalação por aerossol, induzindo a produção de anticorpos nas células dos pulmões.

O estudo completo pode ser consultado online.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..