Ciência & Tecnologia

O que você precisa saber antes de usar uma rede sem fio aberta




Aberta ou fechada. É dessa forma que sabemos se uma rede sem-fio pode ser acessada livremente ou não. Seja em restaurantes, universidades, ou até mesmo em praças públicas, já faz parte do cotidiano dos brasileiros encontrar por aí os chamados “hot spots”, pontos de internet livre que podem ser usados por qualquer um.

Quando se trata de uma rede aberta, aquela que não precisa de senha, o acesso é garantido. Mas o que muitos não sabem é que as redes sem-fio podem funcionar como uma porta de entrada para malfeitores da web, que se aproveitam da rede aberta para bisbilhotar informações de outros.

Acessar a web com segurança em redes abertas é possível. Para isso, você só precisa ficar atento a alguns detalhes para tornar a conexão mais confiável.

Navegação Segura

Nem todo mundo sabe o que significa criptografia. Mas ter o computador invadido é um pesadelo para muita gente. A criptografia é nada mais do que uma espécie de mecanismo que mascara as mensagens enviadas na internet, dificultando o acesso de invasores às informações coletadas por um site ou serviço na rede. Para saber se o navegador está criptografado em uma conexão aberta é bem fácil: basta verificar se o endereço das páginas começa com HTTPS. Desse modo, a conexão será mais segura.

Identidade

Conhece o ditado: diga-me com quem andas que eu te direi quem és? Então pensa só, com as redes “wi-fi” também é assim. Saiba de onde ela é, e poderá ter certeza se não está caindo em um golpe para capturar seus dados. Nem sempre o “Restaurante Wi-Fi” é a conexão oficial do local. Antes de entrar em qualquer rede sem-fio, procure conhecer quem está fornecendo a conexão. Cheque com o responsável pelo estabelecimento o nome da rede que está sendo oferecida.

Localização

Com a internet não é preciso ter segredos. Quando você conectar um computador em uma rede sem-fio aberta e o sistema perguntar onde você está: em uma rede doméstica, de trabalho ou pública, a resposta certa é a última alternativa. Por quê? Escolhendo a opção “pública”, a sua máquina vai se preparar parar entrar em um ambiente vulnerável, acionando recursos para proteger seus dados.

Cautela

Use a internet aberta apenas para acessar informações que não sejam relevantes aos criminosos virtuais. Nada de compras online, e-mails com documentos ou assuntos pessoais relevantes, senhas de banco, entre outras coisas.

Antivírus

Um bom antivírus protege computadores, notebooks e dispositivos móveis (como tablets e celulares) de programas maliciosos como vírus e malwares. Além disso, muitos deles oferecem também proteção durante a navegação na internet, impedindo o acesso de criminosos.

Compartilhamento

Nada de compartilhar arquivos em redes abertas. Certifique-se que seu sistema operacional esteja configurado com a opção de compartilhamento desligado.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..