Ciência & Tecnologia

O que você faria se perdesse todos os seus arquivos do computador?




A qualquer momento, o seu computador ou notebook pode sofrer uma pane e, como consequência, fazê-lo perder todos os arquivos salvos nele. Fotos, vídeos, documentos, trabalhos, textos, jogos, músicas e tudo mais que você tiver guardado no PC pode vir a desaparecer em instantes. Incrível ou não, basta um simples piscar de olhos para a sua máquina parar de funcionar.

Antes de entrar em pânico é bom atentar-se a algumas medidas de precaução para manter os seus dados sempre salvos. Veja alguns:

LEIA MAIS

+ Quais são os tipos de vírus de computador?
+ Aprenda a guardar e proteger seus arquivos em nuvem
+ Saiba como fazer uma varredura online em seu computador
+ O que é ransomware? O golpe que “sequestra” o computador

Back up em nuvem

O backup é uma forma de copiar e gravar com segurança os arquivos de seu computador. Para isto, pode-se usar um pen drive, um HD externo ou mesmo o armazenamento em nuvem. Para este último, o Dropbox, o Google Drive e o SkyDrive são algumas das ferramentas online gratuitas que podem ser usadas com tranquilidade para salvar os seus registros necessários.

Antivírus

Não é novidade para ninguém que um computador ou notebook pode pegar um vírus ao conectá-lo à internet, ao abrir e-mails falsos, ao cair em golpes online, passar informações pessoais a sites suspeitos ou mesmo quando usa-se um pen drive infectado por algum tipo de malware. Logo, para que o seu PC não seja invadido por um hacker ou por um vírus, é importante ter sempre um programa de antivírus instalado na máquina. Entretanto, não o deixe parado e nem de enfeite. Faça sempre uma varredura e fique atento ao que acontece no seu PC.

Falha operacional

Seu aparelho eletrônico está lento? Isto pode ser por falta de atualização do sistema operacional (Windows, Linux ou Mac OS) dele. Alguns vírus se aproveitam de falhas no sistema para infectá-lo, deixá-lo lento e, ainda por cima, fazer você perder seus arquivos salvos no computador. Por isso, mantenha-o sempre que possível atualizado.

Desligamento incorreto

Por mais raiva que a perda de um arquivo possa gerar ou mesmo estresse por sua máquina estar travando, evite desligá-la incorretamente. Quando isso acontece, você corre o risco de corromper algum documento salvo e de garantir a ida do PC à manutenção, já que alguns problemas de funcionamento interno podem ficar danificados.

Excesso de programas

Instalar programas no notebook ou no computador é algo simples. Contudo, o excesso deles pode fazer você perder os cabelos de nervoso. Isso porque os softwares passam a representar um grande perigo aos seus registros, por causar lentidão e deixá-los desprotegidos caso algum vírus seja instalado junto ao programa. Então, não corra esse risco e cuide bem de seus arquivos.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..