Ciência & Tecnologia

6 erros que você deve evitar ao criar uma senha




Foto: Mundo Positivo

Em setembro deste ano, a Yahoo! confirmou que 500 milhões de contas foram roubadas da plataforma por cibercriminosos, em 2014. O comunicado oficial revelou que dados pessoais dos usuários, como: logins e senhas, também estavam entre as informações furtadas. Para controle de segurança, a empresa enviou um e-mail, no qual solicitava a troca imediata de senha e informações sobre as vítimas.

Outro ataque admitido apenas neste ano foi o do Dropbox. A empresa de armazenamento digital foi hackeada em 2012 e, como consequência, os endereços de e-mail e senhas de acesso ao site de 68 milhões de usuários foram divulgados na internet. Na época, a companhia confirmou o roubo dos e-mails, mas negou quando questionada sobre as senhas.

Proteger sua privacidade com senhas fortes é bem mais simples do que parece. Confira seis dicas para garantir sua segurança e evitar erros comuns na hora de criar as senhas.

LEIA MAIS

+ Existe jeito certo de criar uma senha segura?
+ O que os hackers fazem com senhas roubadas?

+ Aplicativo elimina senhas e aumenta a segurança
+ Lista de senhas mais comuns de 2015 revela que dados estão desprotegidos

1. Senhas fáceis

De acordo com os dados publicados pela campanha do Dia Mundial da Senha, comemorado no dia 5 de maio, 90% das pessoas que usam a internet possuem senhas fáceis de serem desvendadas. As mais comuns, e também preferidas dos ladrões na rede, são: 123456, senha, deus, ninja, ou combinações como nomes ou sobrenomes e até mesmo datas de aniversário e números de documentos de identificação.

2. O problema das senhas curtas

Um relatório realizado pela revista Businessweek apontou que um cibercriminoso leva apenas 10 minutos para decifrar uma senha de seis caracteres, composta por letras maiúsculas ou só minúsculas. Logo, opte sempre por uma senha longa (não precisa ser muito complicada). Para ser ter ideia, um registro de segurança com 10 caracteres leva em torno de 526 anos pare ser decodificado.

3. Nada de sequências

Quando um hacker quer descobrir a senha de alguém, normalmente, ele tenta o óbvio primeiro: combinações sequenciais. E, por mais incrível que possa aparecer, ele acerta. Em 2015, algumas das senhas mais usadas, segundo a empresa de tecnologia SplashData, eram compostas por sequências numéricas ou de caracteres, como: 12345, 12345678, qwerty (primeiras seis letras do teclado), abc123, 1234567890, entre outras. Por isso, nunca cogite usar esta estratégia!

Foto: Mundo Positivo

4. Vença a preguiça

Não seja preguiçoso a ponto de reutilizar as mesmas combinações para contas diferentes. Misture números, letras e símbolos para dificultar a senha. Por exemplo: !nt3rn&t.


5. A questão do antivírus

Uma forma bastante eficiente de lidar com ameaças online e hackers, é mantendo o antivírus sempre atualizado. Alguns programas mal intencionados ajudam criminosos a roubarem senhas, então, se o software estiver instalado e em dia, isso será uma preocupação a menos.


6. Compartilhar senhas

De acordo com dados da ONG americana Pew, que estuda o comportamento dos usuários da internet, 67% dos internautas casados ou comprometidos compartilham suas senhas com os parceiros. Entretanto, este hábito de compartilhar senhas e perfis em mídias sociais é visto como prova de confiança pelos apaixonados, o que na verdade, pode se tornar um pesadelo para alguns.

Por mais que você confie em alguém, não repasse sua senha a ninguém e, muito menos, deixe-a anotada em lugares de fácil acesso por terceiros.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..