Ciência & Tecnologia

Como manter o seu computador e celular seguros ao usar WiFi gratuito




Foto: Mundo Positivo

É cada vez mais comum encontrar lugares com redes Wi-Fi com acessos gratuitos ou pagos à internet. Contudo, no quesito segurança, esta forma de conexão é diferente da rede sem fio de casa. Uma vez conectada a ela, as informações pessoais dos usuários entram em risco. Os criminosos online, também conhecidos como hackers, passam a ter mais chances de infectar computadores e dispositivos móveis, além de conseguirem acessar dados como senhas, fotos e outros documentos.

Para evitar ações indevidas dos cibercriminosos e manter os PCs, notebooks, tablets e smartphones seguros, confira dicas de como se proteger ao usar um Wi-Fi que não é seu:

LEIA MAIS

+ Os 10 maiores mitos sobre vírus de computador
+ 10 dicas para fazer um aparelho celular durar mais
+ Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares
+ Como fazer pagamentos e transferências online sem correr riscos

Não compartilhe arquivos

Antes de conectar-se a uma rede pública de internet, desabilite a função de compartilhamento de arquivos. Ao fazer isso, você pode evitar que pessoas invadam o seu computador para hackear músicas, imagens, textos, documentos pessoais e até mesmo o envio de vírus.

Para fazer isso é simples: basta ir às configurações do PC ou notebook e clicar em grupo doméstico. Por fim, selecione o que você não quer compartilhar e pronto.

Navegação segura

Ter o computador invadido é um pesadelo. Uma maneira de mantê-lo seguro é por meio da criptografia, no caso, uma espécie de mecanismo que mascara as mensagens enviadas na internet, dificultando o acesso de invasores às informações coletadas por um site ou serviço na rede. Para saber se o navegador está criptografado em uma conexão aberta é bem fácil: basta verificar se o endereço das páginas começa com HTTPS. Desse modo, a conexão será mais segura.

Proteção automática

Com a internet não é preciso ter segredos. Quando você conectar um computador em uma rede sem-fio aberta e o sistema perguntar onde você está: em uma rede doméstica, de trabalho ou pública, a resposta certa é a última alternativa. Por quê? Escolhendo a opção “pública”, a sua máquina vai se preparar parar entrar em um ambiente vulnerável, acionando recursos para proteger seus dados.

Foto: Mundo Positivo

Cuidado com o vício

É comum chegar em um lugar e o dispositivo móvel reconhecer o sinal de Wi-Fi automaticamente. Entretanto, livre-se desse vício. Ao desabilitar esta função do celular e do tablet, evita-se que pessoas mal-intencionadas roubem suas informações.

O poder de um antivírus

Um bom antivírus protege computadores, notebooks e dispositivos móveis (como tablets e celulares) de programas maliciosos como vírus e malwares. Além disso, muitos deles oferecem também proteção durante a navegação na internet, impedindo o acesso de criminosos.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..