Ciência & Tecnologia

Hackers invadem conta de empresas por meio de links suspeitos




Foto: Mundo Positivo

Já pensou você chegar para trabalhar, digitar a sua senha e nada? Então, você repete o mesmo procedimento outras vezes e o resultado continua o mesmo: nada. Neste caso, indica-se que um hacker possa ter invadido a sua conta ou mesmo o acesso central da empresa onde trabalha e, por isso, tanto a senha quanto o login aparecem como invalidados.

LEIA MAIS

+ Como bloquear e-mails e contatos infectados com vírus
+ Novo vírus se disfarça de Pokémon GO para invadir celulares
+ Conheça o golpe do falso cronograma do FGTS que tem dado o que falar

O ataque ocorrido é conhecido como ransomwares. Esta praga digital é chamada de vírus de resgate, por instalar-se em computadores e dispositivos móveis sem aviso prévio. Normalmente, os cibercriminosos bloqueiam todas as máquinas e smartphones infectados por meio de criptografia de informações. Ao fazerem isso, eles solicitam recompensas em dinheiro para, possivelmente, desbloquearem os dados, PCs e celulares.

O perigo mora ao lado

É preciso ficar atento, porque ransomwares e outros malwares (softwares perigosos que invadem notebooks, PCs e dispositivos móveis) continuam a solta por todos os lados. Enquanto em 2015, o Brasil ocupava a terceira colocação no ranking de países com mais ataques cibernéticos na América Latina, no ano seguinte, ele ocupou o topo da lista, aponta o estudo realizado pela Kaspersky Lab.

As invasões mais comuns são os pedidos de regaste. Para isso acontecer, é preciso que alguém abra um e-mail contaminado ou uma página de internet com códigos maliciosos, os quais são instalados quando o usuário clica em um link suspeito.

Segundo pesquisa feita pela empresa Trend Macro, a previsão para 2017 é os ataques de ransomwares aumentem em 25% para smartphones. Este número é baseado na quantidade de “famílias” do vírus, na qual estima-se a descoberta de 15 ao mês. Em números gerais, dos mais de 3,22 milhões de aplicativos do Google Play analisados, em 2016, 1,02% deles eram maliciosos.

Foto: Mundo Positivo

Cinco passos rápidos para manter o computador seguro e longe dos vírus de resgate:

1. Não baixe arquivos suspeitos e muito menos clique em links desconhecidos;
2. Faça sempre uma varredura online ou instale um antivírus para manter o computador a salvo de imprevistos;
3. Mantenha o sistema operacional do computador atualizado;
4. Fique de olho ao nome dos arquivos, porque os ransomwares podem ser identificados pelos nomes das extensões. Por exemplo: *.pdf.exe (comum nos arquivos com vírus);
5. Tenha sempre seus arquivos salvos em nuvem ou em um HD externo.

Gostou da matéria? Siga a McAfee no Twitter e fique sempre por dentro das dicas de segurança digital.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..