Ciência & Tecnologia

Cuidado! Hackers oferecem passagens aéreas falsas pelo Facebook




Foto: Mundo Positivo

Desde o início do mês de maio, um novo golpe circula pelo Facebook. Desta vez, a estratégia dos criminosos online consiste em oferecer duas passagens aéreas de graça a cada usuário que participar de uma falsa promoção.

As páginas se passam pelas companhias Latam e GOL, e tem o intuito de aumentar os acessos de sites maliciosos. Quando os usuários clicam no link para participar da campanha promocional, eles se deparam com um SMS Premium – serviço que cobra por cada mensagem recebida.

LEIA MAIS

+ Como identificar se um site é falso
+ Formatar o PC melhora a máquina em caso de vírus?
+ Cinco maneiras de identificar uma mensagem falsa no WhatsApp
+ Conheça o aplicativo disfarçado de vírus que já infectou 500 mil celulares

Automaticamente, um recado surge à tela para informar que a pessoa ganhou dois de viagem. Para reivindicar o prêmio, ela precisa dar ‘OK’ e responder três perguntas bem simples, como: “você gosta dos nossos serviços dentro do avião?”. Depois disso, um simulador de tempo aparece para dar a impressão de que as respostas serão processadas pela página.

Com essa etapa concluída, três novas opões surgem: compartilhar, curtir e obter bilhetes. A primeira faz com que outros usuários da rede social interajam e participem do golpe; a segunda redireciona os visitantes a uma página extra para que eles também cliquem na promoção; já a terceira informa que os bilhetes só serão dados, se a vítima repassar a mensagem a 15 amigos.

Ao concluir a inscrição, um valor de R$ 3,99 é descontado por semana (para Oi, TIM e Claro) ou R$ 2,99 (para Vivo), do saldo do cliente – com direito à renovação automática.

Como fugir do golpe?

Seja no notebook, PC ou em qualquer dispositivo móvel, o uso de um antivírus é fundamental para evitar qualquer instalação indevida de pragas digitais e possíveis invasões de hackers.

Já no caso deste golpe das passagens aéreas, o Facebook chegou a bloquear o compartilhamento de links da falsa promoção e removeu as publicações que continham o conteúdo malicioso.

Os usuários infectados também podem enviar um SMS com a palavra SAIR para o número 49769.

*Com informações do portal TecMundo

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..