Ciência & Tecnologia

Golpe de aniversário do WhatsApp promete crédito de graça para celular




Foto: Mundo Positivo

Dados divulgados pelo WhatsApp, em maio deste ano, apontam que cerca de 120 milhões de brasileiros utilizam o aplicativo de mensagens. Segundo a empresa, esta parcela representa 10% dos 1,2 bilhão de usuários de todo o mundo.

Todavia, quanto mais acessos, maiores são as chances dos fãs do mensageiro caírem em algum golpe aplicado por cibercriminosos.

LEIA MAIS

+ Cinco formas de identificar um golpe por SMS
+ É possível um celular pegar vírus do computador?
+ Programa de antivírus deixa o computador mais lento?
+ Novo golpe pelo WhatsApp faz vítima acreditar em saque falso do FGTS

O mais recente é o golpe de aniversário do WhatsApp. Ele funciona da seguinte forma: fraudadores online repassam uma propaganda falsa, a qual induz as pessoas a compartilharem o anúncio com 10 contatos da agenda. Se elas fizerem isso, ganharão uma recarga de celular grátis, em comemoração aos três anos do aplicativo.

Quando a vítima segue todos os passos informados e preenche um voucher com dados pessoais, ela acaba por assinar um serviço que desconta semanalmente R$ 4,99.

Esta prática é chamada de phishing, por “pescar” usuários, conseguir informações sobre eles e ainda fazê-los arcar com descontos de créditos na fatura do telefone.

Como se livrar deste golpe

Se, por acaso, você se inscreveu em algum serviço desconhecido, entre em contato imediatamente com a sua operadora de telefonia para solicitar o cancelamento/bloqueio da assinatura.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..