Ciência & Tecnologia

Vírus que rouba dados bancários é encontrado na Play Store




Foto: Mundo Positivo

Usuários de smartphones com sistema operacional Android precisam ter atenção redobrada ao baixarem aplicativos gratuitos.

Na última semana de novembro foi identificado um novo vírus escondido na loja de downloads do Google, a Play Store.

Um malware (BankBot) usado para roubar dados bancários foi encontrado em meios a aplicativos “inofensivos” como, por exemplo, os de lanterna (Tomado FashLight, Lamp For DarNess e Sea FlashLith) e um sobre criptomoedas (Crypto Currencies Market Prices).

LEIA MAIS

+ Como denunciar um cibercriminoso no Brasil
+ Falso WhatsApp é colocado para download em loja do Google
+ Desconfie: e-mails de promoções de fim de ano podem ser golpes
+ Em busca de dinheiro, hacker se passa por amigo em aplicativos de conversa

Uma vez instalado, o vírus cria uma interface falsa para enganar a vítima. Logo, quando apps de bancos são abertos no celular, uma outra tela é acionada para fazê-lo inserir dados pessoais – os quais são repassados aos cibercriminosos.

Segundo informações do Google, o BankBot foi encontrado em períodos diferentes de 2017: abril, setembro e, agora, novembro.

Ao jornal Folha de S.Paulo, a companhia afirmou levar a segurança bastante a sério. “(…) Estamos investigando a situação para proteger os usuários”. Entretanto, por mais que os aplicativos mencionados tenham sido removidos, nada impede que hackers criem novas versões do malware. Por isso, toda forma de proteção e de antivírus é bem-vindo.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.

Continua após a publicidade..