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Clientes de Rappi, iFood e Uber Eats são alvo de novo golpe no Instagram




Clientes de Rappi, iFood e Uber Eats são alvo de novo golpe no Instagram - 1

Os serviços de delivery se tornaram altamente requisitados durante o período de isolamento social e, com isso, aumentou também o índice de reclamações sobre entregas com problemas, cobranças indevidas e demais falhas das plataformas. Atentos a isso, bandidos estão aproveitando para aplicar golpes sobre os reclamantes no Instagram, de olho em seus dados pessoais e contas em aplicativos de mensagens.

A fraude, como tantas outras, tenta pegar as vítimas pela urgência e a necessidade de um retorno que, muitas vezes, pode demorar a vir por meios oficiais. Os bandidos criam contas falsas que se passam pelos suportes de plataformas como Rappi, Uber Eats e iFood, utilizando artes oficiais e até replicando postagens e a linguagem dos perfis reais. A ideia é dar aparência de legitimidade às supostas contas criadas de forma dedicada a lidar com reclamações, algo comum no Twitter, mas que não faz parte da operação das empresas no Instagram.

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O principal interesse dos criminosos parece ser o roubo de contas no WhatsApp, mas dados pessoais e financeiros das vítimas também podem ser solicitados (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Reclamações de clientes nos perfis oficiais são usadas como vetor para o contato dos golpistas com as vítimas, solicitando que os usuários os acionem por mensagem direta para análise das questões. Na conversa privada, as contas falsas solicitam o número de celular do usuário e, na sequência, pedem que ele informe um suposto código de verificação que chega pelo WhatsApp, em um processo de validação que não existe e é focado no roubo da conta no mensageiro.


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Basta realizar uma busca no Instagram para encontrar dezenas de perfis desse tipo, registrados falsamente em nome das três principais plataformas de delivery do Brasil. O Canaltech avaliou a atividade de algumas dessas contas ao longo nas últimas semanas e identificou a Rappi como o principal foco das tentativas proativas de contato dos golpistas com as vítimas. Em alguns casos, a empresa até responde aos usuários sobre a existência dos perfis falsos, chegando até mesmo a participar da conversa entre um deles e clientes, sem que a postagem, em si, seja deletada.

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Dezenas de perfis falsos tentam se passar pelo suporte de empresas de delivery como Uber Eats, Rappi e iFood. Foco é no roubo do WhatsApp e dos dados dos usuários (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Em resposta à reportagem, a Rappi afirmou que “orienta proativamente seus usuários por meio das redes sociais”, além de se colocar à disposição para atender possíveis vítimas de golpes desse tipo. A empresa também afirmou trabalhar ao lado do Facebook na identificação, denúncia e remoção de perfis que tentem se passar por representantes da plataforma, mas que esse processo de exclusão é feito pela empresa, responsável pelo Instagram, que costuma tomar atitude em “algumas horas”.

O Canaltech não encontrou incidentes de comunicação entre golpistas e vítimas nos perfis oficiais do Uber Eats ou iFood. Por isso, não é possível saber se o golpe acontece contra usuários dessas plataformas ou se as mensagens fraudulentas são bloqueadas ou apagadas de forma rápida por suas equipes de mídia social.

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Golpistas entram em contato com usuários que postam reclamações no perfil oficial; Rappi parece ser foco principal da ação maliciosa (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Em contato, o Uber Eats afirmou que não solicita números de telefone ou qualquer informação de contato dos clientes para o tratamento de reclamações, que sempre são resolvidas por meio de seus apps oficiais, e não pelas redes sociais. A empresa também disse utilizar SMS ou e-mail quando o contato por tais meios não é possível, mas que os clientes sempre serão redirecionados ao site da própria companhia, o uber.com. Ainda, o serviço disse que denuncia contas falsas ao Instagram, que é o responsável pela exclusão dos perfis.

Atitude semelhante é tomada pelo iFood, que disse monitorar a criação de perfis fraudulentos e utilizar canais oficiais para a realização de denúncias. Além disso, a plataforma alerta os consumidores sobre a existência dessas contas e como funcionam seus processos de atendimento, que também são realizados por meio do próprio aplicativo de delivery, na opção “Ajuda”.

A empresa também faz um alerta que serve, na realidade, para todas as outras plataformas — os usuários devem ficar atentos ao selo azul, que garante a autenticidade das contas legítimas e as diferencia das falsas. A recomendação é para que os usuários não compartilhem dados pessoais com terceiros.

Exclusão em massa

O Canaltech também entrou em contato com o Instagram, não apenas solicitando informações sobre a fraude como também indicando a lista de perfis falsos a serem retirados do ar. Em resposta, a rede social disse ter realizado uma investigação e removeu as contas fraudulentas que usavam os nomes da Rappi, Uber Eats e iFood.

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Após contato da reportagem, perfis falsos foram deletados do Instagram. Dias depois, porém, novas contas com a mesma finalidade foram cadastradas, novamente com ênfase em usuários da Rappi (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

A empresa disse que a segurança das pessoas é uma prioridade e reforçou a indicação para que os usuários prestem atenção no selo de verificação azul quando entrarem em contato com uma contapertencente a um serviço. De acordo com a rede social, esse sinal estará disponível como forma de validar a maioria das contas pertencentes a organizações e figuras públicas.

Entre outras dicas de segurança, o Instagram pediu que os usuários não compartilhem senhas, dados pessoais ou outras informações com contas não verificadas e que desconfiem de links enviados por tais perfis. A rede social pede atenção às URLs, que devem ser verificadas e comparadas com as de sites oficiais das empresas em busca de diferenças que possam indicar uma fraude.

Ainda, o Instagram orienta usuários para que desconfiem de ofertas de produtos ou serviços por preços bem abaixo dos praticados pelo mercado, outro indício de golpe, e incentiva as pessoas a denunciarem perfis que estejam agindo de forma maliciosa, de acordo com tutorial disponível na própria plataforma. No espaço, também é possível encontrar um guia de melhores práticas para não ser vítima de fraudes e também orientações sobre como tornar a própria conta mais segura.

As dicas são válidas, principalmente, quando se percebe que o problema continua. O Canaltech confirmou a exclusão das contas pelo Instagram, mas apenas dias depois, enquanto esta reportagem era produzida, os perfis fraudulentos se passando pelo suporte dos três apps de delivery voltaram a aparecer, assim como as tentativas de contato dos golpistas nas respostas a reclamações feitas nas páginas oficiais.

Fonte: Canaltech

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