Mundo Tech

Com ataques cibernéticos em alta, a segurança deve ser prioridade em sites




Ter um site à disposição é fundamental para os empreendedores garantirem uma eficiente presença digital. Um negócio sem site não é visto pelos clientes. Porém, para estabelecer a qualidade do seu site, é necessário obter um bom serviço de hospedagem

Adquirir uma boa hospedagem de sites é importante porque, dependendo do plano que você contratar, poderá obter recursos que reforçam a segurança do seu negócio na internet.

Não importa qual é o seu tipo de projeto na web, seja ele uma loja virtual ou um blog, o fato é que ele terá mais credibilidade ao demonstrar segurança.

Hoje em dia, diante de ataques cibernéticos e dos chamados crimes virtuais, os consumidores se tornam ainda mais exigentes quando se trata de proteger os seus dados enquanto navegam na web.

Por essa razão, a segurança é um quesito que sempre está ali, entre os primeiros lugares, no topo das prioridades quando se trata de gerenciar um negócio online. Saiba mais sobre esse tema tão importante para a era digital conferindo os tópicos desse artigo.

  • A importância da segurança em um site
  • Certificado SSL – Saiba mais a respeito dele
  • Tipo de crimes virtuais
  • Conheça algumas dicas para manter o seu site seguro 

 

A importância da segurança em um site

As compras online oferecem várias vantagens. Não há dúvidas sobre isso, especialmente em tempos de crise provocada pela pandemia. 

Diante de vários estabelecimentos de portas fechadas e regras de distanciamento social, o meio online se torna a solução para as vendas se manterem em alta. Devido a isso, a noção de um atendimento bem feito passa por ferramentas digitais.

Chatbots, por exemplo, aparecem como alternativas viáveis para estabelecer um bom atendimento aos clientes. Além disso, a segurança do site também se torna sinônimo de atendimento bem feito, afinal, os clientes querem se sentir seguros ao digitarem o seu CPF na internet. 

Por outro lado, a presença de hackers é uma realidade e é importante que os empreendedores os mantenham longe dos seus domínios.  

Inclusive, proporcionar segurança é garantir uma boa experiência para os clientes. Isso é importante, pois permite que o negócio seja bem avaliado pelos consumidores e possua uma boa reputação de marca.

 

Certificado SSL – Saiba mais a respeito dele

A qualidade de um e-commerce tem muito a ver com a escolha da plataforma adequada. Magento, Shopify e a WooCommerce são alguns exemplos de soluções de qualidade. 

Mas também vem dos recursos de segurança. É aí que a contratação de um bom plano de hospedagem de site, realizada com uma empresa de web hosting conhecida pelo trabalho bem feito ganha destaque. 

Pois dependendo do plano adotado é possível adquirir certificados que viabilizam a segurança do site por meio de criptografia. Sendo assim, os clientes podem efetuar compras na loja virtual sem o risco de terem os seus dados roubados.

Esse tipo de proteção é possível graças a um recurso conhecido como certificado SSL.

 

Como funciona o certificado SSL e as vantagens que ele oferece

O objetivo desse certificado é garantir que os dados dos clientes que acessam o seu site não caiam nas mãos de terceiros. Isso ocorre por meio de um recurso chamado criptografia. 

Ela possibilita que dados sejam trocados entre um navegador de internet e um servidor web sem estar exposto a hackers e fraudadores.

Com o certificado SSL, os dados entre o cliente e o servidor são criptografados. Para isso é usado um algoritmo simétrico. Com o certificado digital do servidor, o cliente pode verificar a identidade do servidor, comprovando que o site é de confiança.

Um site seguro, que contém o certificado, apresenta essa segurança de forma bem visível para o usuário por meio de um ícone representado por um cadeado verde. Esse ícone pode ser visualizado na barra de endereço do site.

Para entender mais o que esse certificado proporciona aos negócios digitais, confira alguns dos seus benefícios a seguir. 

 

Impacto positivo no SEO: Com o objetivo de promover melhor experiência de navegação para os usuários, em 2014, o Google estabeleceu algumas alterações nos seus algoritmos. 

Uma delas foi a de que aqueles sites que não possuírem certificados SSL serão prejudicados no ranqueamento nas páginas de resultado. É óbvio que isso vai afetar de maneira negativa um detalhe muito importante nos dias de hoje para qualquer negócio: a presença digital.

Vale salientar que os mecanismos de busca usam várias métricas para estipular o ranqueamento dos sites. Uma dessas métricas é a taxa de rejeição do seu site, que é quando os usuários acessam o conteúdo, porém logo o abandonam. 

Possuir um certificado SSL pode ser um incentivo para o visitante permanecer na sua página, pois ele é uma prova de que o seu site é de confiança.

 

Credibilidade: Confiança é tudo na relação entre empresa e consumidores. No caso das lojas virtuais e outros empreendimentos na web a situação não é diferente.

Diante disso, um protocolo que comprova que o site é seguro e prioriza a proteção dos dados ali inseridos conta pontos para quem quer proporcionar um bom atendimento.

Desse modo a empresa mostra que está protegida contra ataques cibernéticos e que é da total confiança.

 

Fácil de adquirir: Hoje em dia as melhores empresas de hospedagem de site oferecem o certificado SSL entre os seus recursos, especialmente para quem contrata os planos de web hosting mais avançados. Por essa razão, ele é considerado um excelente investimento.

 

Saiba qual é a relação entre SSL e HTTPS

Sabe a extensão “HTTPS”, que pode ser vista na barra de endereços dos sites? Ela é o protocolo de comunicação e a presença dessa sigla indica que o site possui certificado SSL e, portanto, é um site seguro e confiável.

Além do mais, os navegadores mais utilizados hoje em dia, como, por exemplo, o Google Chrome, o Firefox e o Microsoft Edge, apontam para o usuário se o site que está sendo acessado é seguro. 

Um exemplo disso é o Chrome. Ele destaca para o visitante um cadeado esverdeado localizado ao lado da URL. Se o usuário quiser conhecer mais detalhes a respeito do certificado, ele necessita apenas clicar no cadeado.

Visto que os navegadores cada vez mais fazem questão de mostrar quais sites são protegidos e quais não são, investir na segurança do seu site se torna uma prioridade. 

Assim os seus visitantes saberão que estão em um site protegido, obtendo com isso uma boa experiência de navegação.

 

Conheça os principais tipo de crimes virtuais

A internet oferece muitas vantagens, mas também, devido ao anonimato, ela também é um terreno fértil para pessoas mal intencionadas que utilizam conhecimentos de tecnologia para tirar vantagem.

O crime cibernético, de um modo geral, é cometido por pessoas ou organizações. Determinados cibercriminosos – que é como são chamados quem pratica esse tipo de delito – se mostram organizados. 

Para isso, eles utilizam técnicas modernas e possuem um bom conhecimento a respeito de informática e tecnologia.

Nesse caso, para se proteger melhor dos ataques cibernéticos, é importante saber como funciona grande parte desses crimes. Entenda mais a seguir. 

 

Phishing

Uma ação criminosa recebe o nome de Phishing quando e-mails de spam ou outras maneiras invasivas de interação virtual passam a ser enviadas em grande quantidade. 

O objetivo desses envios é induzir os destinatários a realizar algo que prejudique a segurança deles ou a segurança da empresa em que fazem parte.

Normalmente, as mensagens de campanhas de phishing podem apresentar anexos infectados ou links que conduzem o usuário para sites maliciosos. Algumas práticas de phishing também podem pedir que o destinatário conceda informações confidenciais.

Um exemplo de Phishing pode ser o envio de e-mails para os torcedores de algum time de futebol ou de um determinado artista. Esse e-mail pode ter conteúdos que enganam os usuários, como, por exemplo, um botão que oferece ingressos para um determinado show ou jogo. Ao clicar nesse botão, os usuários terão os seus dados roubados.

Outra prática desse crime é a Spear-Phising. Ela pode ocorrer internamente dentro das próprias empresas. Nesse caso, o objetivo é fazer com que os funcionários que atuam na organização sejam enganados e forneçam dados valiosos. 

Normalmente se tratam de e-mails que, aparentemente, foram enviados pelo CEO ou pela equipe de TI.

 

Ataques DDoS

Os ataques DDoS (Distributed Denial-of-Service) consistem em um tipo de delito virtual em que os criminosos cibernéticos utilizam com o objetivo de paralisar um sistema ou uma rede. 

Nesse caso, os dispositivos conectados à internet são utilizados para iniciar os ataques DDoS. Esse tipo de crime digital normalmente sobrecarrega um sistema. Diante disso, ele recorre a um dos protocolos de comunicação para enviar vários pedidos de conexão por spam ao sistema.

Os criminosos virtuais podem utilizar a ameaça de um ataque DDoS, por exemplo, para solicitar determinadas quantias em dinheiro. 

 

Ataque de Malware

Esse ataque cibernético acontece quando um sistema ou uma rede de computadores é infectada por um vírus de computador ou alguma outra espécie de malware.

O nome Malware vem do termo em inglês “Malicious software”, que em português significa “Software malicioso”.

Os criminosos virtuais podem utilizar um computador comprometido por malware para diferentes objetivos. Alguns deles podem ser o roubo dos dados confidenciais, pode ser também o uso do computador para efetuar outros atos ilegais ou causar danos aos dados.

Alguns tipos de softwares maliciosos são os vírus. Atualmente eles surgem na forma de arquivos executáveis onde a partir do momento em que o usuário o executa, abre as portas para que o malware invada o sistema.

Há também outro tipo, que é o Spyware. Por meio dele é possível espionar as atividades do usuário. 

Outro é o Cavalo de Troia que, conforme o próprio nome indica, aparece disfarçado de algo útil, como, por exemplo, uma ferramenta ou um download.

 

Conheça algumas dicas para manter o seu site seguro

A segurança de um site deve ser prioridade na era digital. É um erro deixar um blog, um e-commerce ou outro tipo de negócio exposto a hackers e invasores. Para se proteger de ataques cibernéticos, vale seguir algumas dicas. Confira!

 

Tenha uma boa plataforma

Hoje em dia qualquer projeto online deve contar com uma plataforma de qualidade, com recursos que trazem segurança. Os já citados certificados SSL são boas soluções, mas dependendo do negócio é possível ir mais além. 

 

Utilize senhas fortes

Senhas fortes inibem e dificultam a ação de hackers. Por isso, evite palavras óbvias, datas de aniversários e sequências numéricas simples. É bom mesclar números e outros tipos de caracteres.

 

Não abra anexos em e-mails de spam

O e-mail é um caminho muito utilizado por criminosos cibernéticos. Por meio deles é possível enviar vários tipos de malwares. Por isso, ao se deparar com um anexo enviado por alguém suspeito, não abra. 

Atualmente, a maioria das ferramentas de e-mail já contam com tecnologias que detectam automaticamente a presença de ameaças nas mensagens. Mas é sempre ficar alerta, pois ainda assim, muitas pessoas caem em golpes. 

 

Use softwares antivírus

O software antivírus possibilita que você encontre e remova ameaças antes que elas possam causar danos graves. O uso de um antivírus otimiza a segurança de seu computador e seus dados contra crimes virtuais. Lembre-se de atualizá-lo constantemente.

 

Ataques cibernéticos são uma possibilidade real, mas podem ser facilmente evitados

Por isso, além de uma boa hospedagem de site, invista também em recursos que tornam o seu site mais seguro. Isso é bom para você e também para os usuários. 

Além disso, os buscadores valorizam a segurança e com isso prezam pela boa experiência de usuário. Está aí mais motivos para a segurança ser um item de valor no seu projeto online.

Portanto, conheça práticas que ajudam a se proteger de ataques, adote softwares e outros recursos para impedir a ação de criminosos. Assim o seu projeto online se tornará competitivo, relevante e com uma reputação diante do público-alvo.

Continua após a publicidade..