Ciência & Tecnologia

Cuidado com vírus no Dia das Bruxas! Datas especiais são um atrativo para cibercriminosos




Doces ou travessuras? Com certeza você já ouviu essa pergunta por aí! E claro que todo mundo escolhe dar doces, e ficar livre das travessuras das crianças. A tradição de pedir guloseimas no Dia das Bruxas ficou conhecida ao redor do mundo, e conquistou não só crianças, mas também adultos, que investem em fantasias horripilantes e festejam o chamado Halloween.

Mas é também nesse dia que hackers aproveitam para botar medo nos internautas, aprontando várias travessuras por aí. Em meados de 2004, o boato sobre um vírus de Halloween aterrorizou o mundo, ameaçando quem fosse infectado de perder todos os arquivos do computador.

Em 2010, um aviso global alertou usuários da internet que ficassem atentos com mensagens maliciosas sobre o Dia das Bruxas, que atacaria computadores, no dia 31 de outubro. A partir daí, variações de vírus com esse tema passaram a se multiplicar.

LEIA MAIS

+ Proteja seu pendrive de vírus e roubos

+ O que fazer quando a sua senha de e-mail for roubada?

Na ocasião, empresas de segurança online detectaram a existência de um vírus intitulado Win32.Worm.Prolaco, que se espalhou dentro de e-mails com cartões de felicitações pelo dia de Halloween. Quando as mensagens eram abertas, o arquivo executava um malware e infectavam imediatamente os computadores e criava um usuário “fantasma”, capaz de roubar informações preciosas como senhas de banco e e-mails.

Esse vírus tinha a capacidade de se auto-replicar e instalar uma ferramenta de acesso remoto que permite controlar completamente o computador e coletar todos os dados armazenados. Para isso, o arquivo desabilitava as configurações de segurança local das máquinas e inseria códigos no navegador para gravar tudo o que o usuário teclava na web.

Para não cair no truque, além de não executar arquivos suspeitos, basta passar um bom antivírus. Os bancos de dados dos antivírus estão preparados para a ocorrência desse fantasminha!

Ameaças por e-mail

Mas os sustos não param por aí. Datas especiais atraem muitas oportunidades para os criminosos online. São nesses dias que certos assuntos ficam em evidência, chamando a atenção do internauta.

É de se esperar que e-mails falsos sejam usados para roubar dados e espalhar vírus nas máquinas dos usuários. Como de costume, recomenda-se precaução no envio e recebimento de e-mails com cartões de Halloween. É importante também manter-se alerta em outras datas festivas como Natal e Ano Novo. A melhor maneira de evitar ser infectado por vírus de computador é ser cauteloso e não sair por aí clicando em tudo o que se vê.

Confira 5 dicas para evitar vírus no Halloween

1 . Não abra e-mails ou dê cliques em links de fontes desconhecidas.

2. Não faça download de anexos que vêm de fontes desconhecidas. Durante este tempo, devemos prestar atenção especial para os arquivos que vêm com problemas ou nomes relacionados com o Dia das Bruxas.

3. Cuidado com mensagens sobre o Dia das Bruxas em e-mail e redes sociais. Fotos de fantasias de celebridades, vídeos horripilantes sobre alguma lenda urbana, ou até filmes inspirados no Halloween chamam bastante atenção nesta época do ano, e podem esconder surpresas desagradáveis para quem clica em arquivos contaminados ao buscar esses assuntos na internet.

4. Fique atento à ofertas irresistíveis para festas ou fantasias. Verifique se a página de compras é segura, procure o certificado de segurança que é representado por um pequeno cadeado amarelo no bar do navegador ou no canto inferior direito. Caso não seja, desconfie.

5. Tenha sempre um antivírus instalado e atualizado na sua máquina. Os programas estão sempre preparados a conter novas ameaças.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br


Continua após a publicidade..