Ciência & Tecnologia Tecnologia

Falso WhatsApp é colocado para download em loja do Google

Foto: Mundo Positivo

O WhatsApp é o aplicativo favorito dos cibercriminosos. Devido à popularidade dele, diversos golpes são criados e postos em prática no mensageiro.

Só nos últimos meses, houve o golpe que prometia maquiagem de graça nas lojas de O Boticário; outro que oferecia internet gratuita aos usuários; foto do Neymar para colocar no fundo das conversas; crédito à vontade para conversar com os contatos; e até fraudes do FGTS.

LEIA MAIS

+ Falha de segurança no Tinder expõe usuários
+ ‘Bad Rabbit’: nova praga digital causa pânico na Europa
+ Hackers roubam dados de 57 milhões de usuários do Uber
+ Novo golpe do WhatsApp promete maquiagem de graça de O Boticário

Desta vez, os hackers criaram um app chamado Update WhatsApp (Atualize o WhatsApp), o qual ficou disponível durante o mês de novembro, na loja da Play Store, do Google.

Com características quase idênticas ao do próprio WhatsApp, a função da versão falsa era a de exibir publicidades – o oposto do original que proíbe a veiculação de propagandas.

Para se ter ideia, ele chegou a ser baixado por mais de um milhão de usuários Android. Porém, mesmo sem contaminar as vítimas com malwares ou tentar roubar informações pessoais delas, é importante ficar atento aos aplicativos disponíveis para downloads, já que os criminosos online não costumam ser tão bonzinhos, como neste caso.

Em tempo, o Update WhatsApp foi removido do Google.

Foto: Mundo Positivo

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.


Talvez você também goste