Mundo Tech Tecnologia

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 1

Uma tradição recente da Google é, antes do início dos eventos do Google I/O, anunciar uma cerimônia de premiação dos melhores aplicativos disponíveis na Play Store. E, como já era esperado, os vencedores foram revelados (7).

No total, nove aplicativos foram premiados pela Google, cada um em uma categoria diferente. A premiação desta terça difere bastante daquela que ocorre no fim do ano, quando a Google também anuncia quais foram os melhores aplicativos do ano. A diferença está principalmente na metodologia das escolhas: enquanto a premiação do fim do ano é um concurso de popularidade, a que antecede o Google I/O é feita para premiar as maiores inovações em diversas categorias de aplicativos, independente da quantidade de downloads que ele possui.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 2
Woebot (Imagem: Woebot Labs)

 

Na categoria “Melhor Aplicativo para Bem-Estar” foi premiado o Woebot, um aplicativo gratuito desenvolvido pela Woebot Labs que oferece diversos exercícios para diminuir o estresse e os efeitos da ansiedade, além de possuir ferramentas que ajudam o usuário a descobrir padrões no humor e um chat 24h que pode ser acessado para pedir ajuda, sendo muito recomendado para pessoas que sofrem de ansiedade, depressão, grandes variações de humor ou apenas estresse. Lançado em 8 de março de 2018, o Woebot já bateu a marca de 100 mil downloads e possui uma nota média de avaliação de 4,6 na Play Store.


Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 3
Envision AI (Imagem:Envision Technologies BV)

 

Já na categoria “Melhor Aplicativo de Acessibilidade” o campeão foi o Envision AI, um aplicativo criado para ser os “olhos” de uma pessoa cega. Utilizando a câmera do celular, o aplicativo consegue reconhecer cenários (por exemplo, ao apontar o celular para o prédio de um supermercado, ele irá dizer que aquilo que eles está “vendo” é um supermercado), reconhecer pessoas específicas na rua (fazendo o reconhecimento de amigos e conhecidos do usuário através de fotos nas redes sociais) e ler qualquer texto nas mais diferentes superfícies (como livros, placas de rua, vitrines, etc), conseguindo até mesmo reconhecer termos em línguas estrangeiras e já traduzi-los na hora. Também gratuito, o Envision AI foi lançado em 13 de agosto de 2018 e ainda é relativamente pouco conhecido, não tendo alcançado ainda a marca de 100 mil downloads, mas possui uma nota média de avaliação de 4,2 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 4
Wisdo (Imagem: Wisdo LTD)

 

A categoria de “Maior Impacto Social” ficou com o Wisdo, uma “rede social de positividade” feita para que as pessoas possam partilhar suas experiências de vida e buscar ajuda de pessoas que já sofreram com os mesmos problemas (como bullying, ansiedade, não aceitação do próprio corpo, medo da maternidade, etc) e buscar ajuda para lidar com eles em suas vidas. Lançado em 26 de abril de 2018, o Wisdo também é gratuito e possui nota média de avaliação de 4,2 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 5
Shadowngun Legends (Imagem: Madfinger Games)

 

Na categoria de “Jogo Mais Bonito” o prêmio ficou com Shadowgun Legends, um RPG de tiro que tenta trazer para os celulares uma experiência parecida com a de jogos como Destiny e Anthem. Lançado em 21 de março de 2018, Shadowgun Legends também é gratuito e possui uma nota média de avaliação de 4,6 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 6
Neverthink (Imagem: Neverthink)

 

A categoria de “Melhor Experiência de Entretenimento” ficou com Neverthink, um aplicativo que funciona como curadoria de vídeos do YouTube, permitindo que os usuários encontrem de forma rápida os vídeos mais recentes e engraçados da plataforma, sendo uma ótima porta de entrada a bons conteúdos que, por serem novos, o algoritmo do YouTube costuma esconder. Lançado em 30 de abril de 2018, o aplicativo possui uma nota média de avaliação de 4,5 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 7
Tick Tock: A TAle for Two (Imagem: Other Tales Interactive)

 

O prêmio de “Aplicativo Mais Inovador” ficou com o Tick Tock: A Tale for Two, que além de ser o único aplicativo pago entre os vencedores, é também provavelmente o menos conhecido. Com pouco mais de mil downloads, Tick Tock: A Tale for Two é um jogo do gênero puzzle cooperativo, onde é obrigatório jogar com outra pessoa (que pode estar no celular ou acessando a versão para PC do game), pois ambos devem cooperar para resolver os quebra-cabeças do jogo e escapar de um mundo mágico dentro de um relógio onde ambos estão presos. O jogo pode ser adquirido por um preço de R$10,90 e é bem recente, pois foi lançado em 7 de março de 2019. Até o momento, o game possui uma nota média de avaliação de 4,6 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 8
Canva (imagem: Canva)

A categoria de “Melhor Experiência para o Público em Geral” ficou com o Canva, um aplicativo que é uma espécie de “Photoshop para smartphones” e permite a criação e edição de imagens de forma gratuita com uma interface feita para facilitar o trabalho de edição gráfica no smartphone. Lançado em 27 de novembro de 2017, o Canva é um aplicativo bastante popular e que tem uma nota média de avaliação de 4,8 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 9
Slowly (Imagem: Slowly Communications LTD)

 

Já na categoria de “Maior Avanço Social” foi premiado o aplicativo Slowly, cujo objetivo é manter a tradição de “penpal” (“amigo por correspondência” em tradução livre) em um mundo virtual. Indo na contramão do Twitter e das demais redes sociais, o Slowly funciona através do envio de mensagens longas e que não são entregues automaticamente, demorando uma quantidade de tempo diferente para serem recebidas dependendo de quão longe geograficamente as pessoas que se conversam estão — algo totalmente feito para imitar o clássico “penpal”, que fez muitas pessoas enviarem cartas para diversos lugares do mundo durante a década de 1990. Lançado em 9 de maio de 2018, o Slowly possui uma nota média de avaliação de 4,6 na Play Store.

Google revela quais foram os aplicativos mais inovadores da Play Store em 2019 - 10
Marvel Strike Force (Imagem: FoxNext Games)

 

E o último vencedor da premiação, na categoria de “Maior Avanço em Jogos para Celulares”, foi Marvel Strike Force. O jogo que reúne heróis e vilões da Marvel em batalhas épicas não apenas é um dos mais populares do mundo, mas a jogabilidade dessas batalhas fez com que a Google o considerasse também como um dos mais inovadores de sua loja de aplicativos. Lançado em 28 de março de 2018, Marvel Strike Force possui uma nota média de avaliação de 4,2 na Play Store.

Mais:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste