Mundo Tech

11 melhores filmes adaptados dos quadrinhos para assistir no isolamento




11 melhores filmes adaptados dos quadrinhos para assistir no isolamento - 1

Sabemos que não está fácil para ninguém ficar tanto tempo cumprindo o distanciamento social, e um dos maiores refúgios nesse momento de confinamento é o entretenimento. As adaptações de quadrinhos, embora estejam bombando há dez anos nos cinemas, nem sempre fizeram esse sucesso todo. Foram muitas tentativas até chegarmos até aqui e, embora a maioria produzida nas décadas passadas tenha sido um desastre, algumas se tornaram pérolas perdidas no tempo.

Para ajudar todo mundo que está no isolamento, o Canaltech preparou uma lista com os 11 melhores filmes adaptados dos quadrinhos para assistir no isolamento. Vale destacar aqui que além das justificativas para cada seleção, há muito de meu gosto pessoal e tentei ser o mais abrangente possível para não ficarmos somente na seara dos super-heróis.

Bem, vamos lá então! E pode ficar tranquilo que não tem spoiler algum sobre esses filmes:


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

11. Scott Pilgrim Contra o Mundo

Edgar Wright acertou em cheio na linguagem: há vários elementos de videogames e de quadrinhos, principalmente onomatopéias e sequências em “bullet time”, tudo cheio de grafismos e referências às páginas criadas por Brian Lee O’Malley — que tem bastante referência de mangás e animes.

Um de seus principais acertos é o tempo em suas narrativas: como nos gibis nós “criamos mentalmente” as ações que acontecem entre os espaços em branco, aqui o diretor usa cortes abruptos com mudanças de cenários e atividades que emulam essa sensação. Além disso, como o final veio antes da conclusão da HQ, o filme se tornou um derivado independente, com seu próprio caminho.

Você pode assistir a Scott Pilgrim Contra o Mundo na Netflix ou no Amazon Prime Video, ou ainda alugar e comprar na Google Play Store e no iTunes.

10. Ghost World

Muita gente não sabe, mas foi em Ghost World que Scarlett Johansson apareceu pela primeira vez para o mundo. Seu jeitinho meio esquisito e charmoso caiu como uma luva na personagem Rebecca, que, ao lado da melhor amiga Enid (Thora Birch), forma uma dupla sarcástica de outsiders.

Pense nos deliciosos dramédias colegiais, mas com a veia independente de Daniel Clowes, quadrinista conhecido por trazer as agruras de personagens urbanos em meio a questões existencialistas. O longa foi dirigido por Terry Zwigoff, que também fez um recomendado documentário sobre o mestre dos quadrinhos underground, Robert Crumb. A participação de Steve Buscemi é memorável.

Você pode assistir a Ghost World no Amazon Prime Video.

9. Grandes Astros: Superman

Superman precisa ficar muito próximo do sol para salvar astronautas, que foram jogados para lá graças a um plano de Lex Luthor, na prisão. Ao retornar, o Homem de Aço fica sabendo que está com um câncer. Com isso, vemos uma espécie de “12 Trabalhos de Hércules”, com o herói revisitando toda sua mitologia, em uma história cheia de aventura, ficção científica e esperança.

Essa é, talvez, a melhor sugestão para o momento em que vivemos. Aqui fica fácil perceber porque é que o Superman é esse símbolo que a humanidade precisa, pois ele ensina que, não importa o tamanho do problema, sempre vamos conseguir superar. O final é de arrepiar.

Você pode alugar e comprar Grandes Astros: Superman na Google Play Store ou via iTunes.

8. Constantine

O protagonista do título Hellblazer é um dos mais queridos dos fãs de quadrinhos adultos da DC Comics. Embora a encarnação de Keanu Reeves não se pareça muito com o jeitão “inglês da gema” e traga somente o lado exorcista do personagem, é uma boa introdução ao canto mágico da editora.

Aqui, temos uma adaptação convincente do arco Hábitos Perigosos, que mostra bem como Constantine é ser um bruxo de rua em meio a uma guerra entre o Céu e o Inferno. Tudo do seu jeitinho irônico, charmoso e falível.

Você pode assistir Constantine na Netflix, no Globoplay ou alugar e comprar na Google Play Store e na Microsoft Store.

7. Red: Aposentados e Perigosos

O título original dos quadrinhos chegou com uma premissa bastante despretensiosa e extremamente divertida, principalmente por conta dos diálogos e a narrativa de Warren Ellis — uma espécie de “Alan Moore que ri”. Na trama, um ex-agente da CIA rapta uma civil, que a acompanha em uma luta contra sua ex-empregadora.

A adaptação traz um elenco impecável, com Bruce Willis, Mary-Louise Parker, Morgan Freeman e John Malkovich, todos com atuações incríveis. E o Karl Urban é a cereja do bolo, como o grande antagonista, que bate muito e difícil de derrubar. Ação com comédia, do começo ao fim.

Você pode assistir a Red: Aposentados e Perigosos no Amazon Prime Video ou alugar e comprar no iTunes e na Microsoft Store.

6. Os Perdedores

Frank Clay (Jeffrey Dean Morgan) é o líder de um grupo secreto de forças especiais estadunidenses que conta com a rastreadora e expert em combate corpo-a-corpo Aisha (Zoe Saldana), o hacker Jake (Chris Evans), o especialista em bombas e facas William (Idris Alba), o piloto Pooch (Columbus Short) e o sniper Cougar (Óscar Jaenada).

Ao tentar salvar crianças durante uma operação, mais de 25 inocentes morrem por causa de uma bomba que tinha o grupo como alvo de seus próprios empregadores. Depois de se passarem por mortos, eles retornam em uma jornada de vingança com ação nos moldes de Esquadrão Classe A.

Você pode assistir a Os Perdedores na Netflix ou alugar e comprar na Google Play e na Microsoft Store.

5. O Máskara

No início dos anos 1990, muita gente já estava de olho em adaptações de HQs, já que o Batman de Tim Burton tinha feito relativo sucesso e trazido de volta essa possibilidade para os produtores. Ainda que o Superman de Richard Donner tenha ido bem na década anterior, todas as outras tentativas nos anos 1980 foram um fracasso.

Eis que, sem fazer muito alarde, o diretor Charles Russell encontro a fórmula perfeita ao explorar aquele humor noir das tiras cartunescas do passado. Isso foi possível graças ao talento de Jim Carrey, que tornou o personagem hilário. Cameron Diaz, que aqui surgia para o mundo, também tem uma presença marcante.

Você pode assistir a O Máskara na Netflix.

4. O Corvo

Na mesma época de O Máskara, temos outro cult que veio dos quadrinhos independentes. A série original de James O’Barr traz personagens com mortes traumáticas que não conseguem descansar em paz e retornam para se vingar.

Neste caso, temos a história de Eric Draven (Brandon Lee), um roqueiro que foi brutalmente assassinado depois de ver sua noiva ser estuprada e assassinada na sua frente. Além do visual gótico de Alex Proyas, o filme ficou conhecido também por ser o palco da morte de Lee, que foi baleado com munição verdadeira em uma das cenas — o que, assim como o caso de seu pai, Bruce Lee, continua sendo um mistério até hoje.

Você pode assistir a O Corvo no Amazon Prime Video.

3. Batman: O Cavaleiro das Trevas

Este longa está, com certeza, entre as melhores adaptações de quadrinhos em todos os tempos. Ele traz tudo o que já vimos nos quadrinhos, como a relação doentia de amor e ódio entre o Batman e o Coringa e o lado mais insano do Palhaço do Crime — em uma atuação espetacular de Heath Ledger, que lhe rendeu um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante.

O que mais chama a atenção aqui é como Christopher Nolan conseguiu mostrar bem o lado mais obsessivo de Batman, assim como todo o caos de seu arqui-inimigo. Isso tudo com atuações excepcionais de Christian Bale, Morgan Freeman e Gary Oldman.

Você pode assistir a Batman: O Cavaleiro das Trevas na HBO GO e no Looke ou alugar e comprar no Google Play Store e na Microsoft Store.

2. Capitão América: O Soldado Invernal

Para mim esse é o melhor filme do Marvel Studios, porque ele não exige que você saiba sobre tudo o que acontece no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) e nem mesmo que seja assim tão fã de super-heróis.

As sequências de ação são espetaculares e há uma real sensação de perigo iminente em todos os tiroteios e cenas de luta. Aqui podemos ver que o Capitão América não é somente um soldadinho do governo: na verdade, ele luta pela justiça e liberdade — nem que isso signifique enfrentar sua própria pátria.

Você pode assistir a Capitão América: O Soldado Invernal na Netflix, no Claro Video, no Amazon Prime Video e na Globoplay ou alugar no Looke e comprar no Google Play ou iTunes.

1. O Anti-Herói Americano

Nada de peripécias com heróis usando colantes coloridos ou explosões de blockbusters. Aqui é sobre “gente como a gente”, por meio da visão cínica e ácida de Harvey Pekar, famoso quadrinhista underground que fez sucesso ao lado de Robert Crumb durante os anos 1960 e 1970.

O maior mérito dessa obra é ela dialogar com os quadrinhos e com a própria vida real, criando uma metalinguagem múltipla e interativa. Você vai se ver em vários dos momentos, assim como vai poder acompanhar criador e criatura se envolvendo de uma maneira nunca vista do cruzamento entre a Sétima e a Nona Arte.

Você pode assistir a O Anti-Herói Americano na HBO GO.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..