Mundo Tech

Airbnb cria software de IA para identificar possíveis hóspedes psicopatas




Airbnb cria software de IA para identificar possíveis hóspedes psicopatas - 1

Se você não se sente muito seguro na hora de alugar a sua casa ou apartamento no Airbnb, os seus problemas podem ter uma solução em breve. A companhia está utilizando uma ferramenta baseada em inteligência artificial para ir atrás de detalhes que possam identificar se um visitante é um psicopata ou não.

Informações sobre esse projeto foram encontradas pela Evening Standard em documentos patenteados do Airbnb, que remetem ao uso de uma ferramenta capaz de identificar o risco de hóspedes que possam destruir a residência. O software, que teve a sua patente emitida pelo escritório europeu de registros e foi publicado no ano passado pelos Estados Unidos, faz isso analisando traços de comportamento e de personalidade.

Os documentos contam que a inteligência artificial do Airbnb faz a verificação de sites e redes sociais dos possíveis hóspedes, verificando se a identidade é a mesma que consta em seus documentos, buscando traços de envolvimentos em crimes, narcisismo, psicopatia, neurose, entre outros detalhes. Pessoas que forem verificadas com um ou mais desses detalhes podem ser consideradas não confiáveis.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Airbnb cria software de IA para identificar possíveis hóspedes psicopatas - 2
Imagem: Reprodução

Também entrarão na lista de desconfiança aqueles que forem associados com perfis falsos ou que fornecerem informações mentirosas, e também as pessoas que tiverem fotos e vídeos relacionados à ingestão de álcool ou drogas, sites e organizações de prostituição, envolvidas com pornografia ou com conteúdo impróprio. O aprendizado de máquina usado pela companhia também confere notícias que possam ter sido publicadas sobre essas pessoas, como relações com crimes.

Todas essas informações obtidas na internet serão cruzadas com dados offline, como histórico de emprego e educação. Com isso, é feito então um cálculo de compatibilidade entre o proprietário e o hóspede.

De acordo com a patente, o projeto é como uma continuação da aquisição da empresa Trooly, que faz a verificação de antecedentes. No próprio site da companhia há a informação de que a reserva é feita após a avaliação de análises feitas pelo aprendizado de máquina, que tem como objetivo prevenir atividades suspeitas antes que elas aconteçam. Por enquanto, claro, a ativação da IA não foi confirmada, já que a política, a princípio, vai contra uma série de princípios éticos e de privacidade de dados.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..