Mundo Tech

Cientistas encontram pista que pode ser a chave para entender o Big Bang




Cientistas encontram pista que pode ser a chave para entender o Big Bang - 1

Cientistas que estudavam um novo tipo de propulsão a jato acabaram encontrando uma pista que pode nos ajudar a entender a origem do universo. O estudo, realizado na Universidade do Centro da Flórida, foi publicado na revista Science e trata de explosões supersônicas.

“Definimos os critérios críticos em que podemos acionar uma chama para gerar sua própria turbulência, acelerar espontaneamente e fazer a transição para a detonação”, explicou Kareem Ahmed, co-autor do estudo. “Usamos a turbulência para aumentar a mistura de reações até o ponto em que elas se tornam essa reação violenta e essencialmente leva a supernovas, que são estrelas explodindo, em termos simples”.

Basicamente, ao tentarem criar um novo e mais poderoso propulsor ultrassônico, os pesquisadores conseguiram uma das chaves para entendermos a origem do universo. Eles aplicaram uma quantidade de turbulência a uma chama não confinada, que levou à queima da energia consumida e, em seguida, a uma explosão supernova na velocidade Mach 5 (cinco vezes a velocidade do som).


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Cientistas encontram pista que pode ser a chave para entender o Big Bang - 2
Jessica Chambers e Kareem Ahmed participam de estudo que pode ter encontrado chave para entender o Big Bang (Foto: Karen Morum/UCF)

“Exploramos essas reações supersônicas para propulsão e, como resultado, chegamos a esse mecanismo que parecia muito interessante. Quando começamos a nos aprofundar, percebemos que está relacionado a algo tão profundo quanto a origem do universo”, resumiu Ahmed.

Viagens mais rápidas e energia mais limpa

Além de ajudar no estudo sobre a origem do universo, a pesquisa também traz possíveis avanços no campo da propulsão a jato – que era o objetivo inicial do estudo. Com ela, podemos ter aviões mais rápidos, além de reduzir o tempo de viagens espaciais.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech

Continua após a publicidade..