Mundo Tech Tecnologia

Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua

Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua - 1

Uma misteriosa grande massa de material acaba de ser encontrada no lado afastado da Lua, especificamente em uma imensa cratera que fica na bacia do polo Sul-Aitken. Cientistas da Baylor University estimam que a tal massa pode conter metal de um asteroide que ali se chocou, formando a cratera.

O material está a dezenas de quilômetros abaixo da superfície, e ninguém ainda sabe do que se trata. Além do metal proveniente de asteroide, outra possibilidade de o que se trata o material pode ser um oceano de magma incandescente que acabou se congelando. Para se ter uma noção da imensidão da massa descoberta, o geocientista Peter B. James faz uma analogia: “imagine levar uma pilha de metal cinco vezes maior do que a grande ilha do Havaí e enterrá-la no subsolo; isso é aproximadamente quanta massa nós detectamos”.

Descoberta grande massa de material misterioso no lado afastado da Lua - 2
O material encontrado fica abaixo da superfície da bacia do polo Sul-Aitken no lado afastado da Lua (Imagem: NASA/LROC/Arizona State University)

 

A bacia do polo Sul-Aitken no lado afastado da Lua é, provavelmente, o local onde houve uma colisão gigantesca cerca de 500 milhões de anos após a formação da Lua, há mais de 4 bilhões de anos. Esta deve ser a maior e mais antiga cratera de impacto ainda preservada em qualquer corpo do Sistema Solar, por sinal. Agora, geólogos estão ainda mais ansiosos para explorar a bacia em questão a fim de colher pistas sobre a formação e a composição do nosso satélite natural.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Essa bacia, por sinal, é a região lunar onde fica a cratera Von Kármán, onde a Chang’e 4 e o rover Yutu-2, da China, pousaram no início de 2019 — e seguem estudando o hemisfério lunar que jamais pode ser visto daqui da Terra.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech


Talvez você também goste