Parece que, em breve, novidades chegarão ao Snapchat e para seus 218 milhões usuários diários. Atualmente, a rede social trabalha em um novo design e em novas ferramentas para o aplicativo. Por enquanto, é uma pequena parcela dos usuários que testa esses recursos.
A primeira modificação é uma reformulação (quase completa) do app tanto para o sistema Android quanto para o iOS. Já o outro é um teste para a inclusão de notícias, dentro do aplicativo, para complementar as histórias exibidas, na página Descobrir.
Vale lembrar que esses testes ocorrem três anos após o último redesenho do Snapchat, que, na época, foi criticado e “estimulou” 2% dos usuários ativos a pararem de usar o app.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Nova interface
Segundo os testes, o novo design do Snapchat transforma o aplicativo que se limita a três telas e as divide em cinco. Atualmente, ele é dividido nas abas câmera (a que abre o app), outra para bate-papo e a página Discover, com os posts de amigos, criadores, editores de terceiros e o próprio Snap.
Agora, o Snap Map – que exibe as localizações físicas de seus amigos em um mapa animado e era acessado pela tela da câmera – está à esquerda da aba para bate-papo. O Discover foi renomeado como Comunidade. E a lista de séries originais do Snap pode ser encontrada à direita da Comunidade, em uma nova guia que herdou o nome Descobrir. O Snapchat também ganha uma barra para navegação, como uma espécie de menu.
“Estamos explorando maneiras de otimizar a navegação no Snapchat, solicitando feedback da nossa comunidade para informar as versões futuras do nosso aplicativo”, comenta um porta-voz ao The Verge. “A interface do usuário deste teste oferece mais espaço para inovar e aumenta a oportunidade de se envolver e descobrir ainda mais o que o Snapchat tem a oferecer.”
Notícias no Snap
O segundo teste envolve inclusão de conteúdos de terceiro. Basicamente, existem duas maneiras básicas de colocar notícias em uma plataforma social. A primeira é deixar todos “lutarem” para entrarem no feed dos usuários e fazer alguma curadoria (mas sem controle do conteúdo e da veracidade das informações), como o Twitter e o Facebook fazem. A segunda possibilidade é permitir que apenas editores selecionados incluam conteúdo na plataforma, o que, em teoria, deve elevar o nível de qualidade das notícias. A princípio, é o segundo modelo que o Snapchat vem testando.
São apresentadas notícias de veículos como The Wall Street Journal e The Washington Post. Na sessão Acontecendo Agora, são apresentadas as principais manchetes sobre os Estados Unidos e o mundo. De forma que são incluídos uma foto de destaque e um resumo da matéria, além do título.
Saiba mais sobre o Snapchat:
- Snapchat terá recurso para apoio psicológico no aplicativo
- Novo filtro do Snapchat brinca com sua idade, desde a infância até a velhice
- Snapchat lança games em que você pode jogar com amigos que estiverem offline
Especulações confirmadas
“Estamos nos estágios iniciais de exploração de como evoluir as ofertas de notícias no Snapchat”, comentou a rede social sobre as informações levantadas. “Estamos trabalhando com alguns parceiros e testando com uma pequena porcentagem de Snapchatters nos EUA. Não temos detalhes adicionais para compartilhar no momento”, completa o porta-voz.
Em resposta, o Snap ainda enfatiza que esses dois testes estão em seus estágios iniciais e podem mudar muito até serem lançados para o mundo todo, caso sejam lançados globalmente.
Trending no Canaltech:
- BOM, BONITO E BARATO! Xiaomi Redmi Note 8 e Note 8T a partir de R$909 em até 10x
- Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa
- Xiaomi fatura R$ 124 milhões em um minuto com a pré-venda do Mi 10
- Coronavírus | Avanços nas descobertas podem auxiliar na criação de vacina
- AMD Threadripper 3990X consegue rodar Crysis sem placa de vídeo
Fonte: Canaltech