Ciência & Tecnologia

O WhatsApp é seguro? Veja seis dicas de como usar o app sem problemas




Rei dos aplicativos, o WhatsApp pode se tornar um vilão quando o assunto é segurança online. Isso porque, com apenas um descuido, o usuário pode expor dados importantes da sua vida pessoal. Fotos, vídeos, número de cartão de crédito, tudo isso pode cair em mãos erradas e causar um grande dano às vítimas. Por isso, o queridinho dos aplicativos deve ser usado com cautela e bastante atenção.

Mesmo que não é fã de tecnologia, se rendeu aos encantos do “ZapZap”. O app é um fenômeno mundial, e já ultrapassou a marca dos 800 milhões de usuários. Sozinho, ele é o responsável por 30 bilhões de mensagens por dia. Com tanta gente usando, aumenta também as chances de alguém ser afetado por algum tipo de golpe. De vírus ao roubo de dados, muita coisa pode acontecer quando usamos o WhatsApp.

Para ficar tranquilo, e usar a ferramenta sem medo, confira seis dicas de como trocar mensagens com o app em segurança.

1. Cuidado com wi-fi grátis

Com um simples programa chamado WhatsApp Sniffer, é possível invadir o aplicativo e visualizar a conversar de outro usuário que compartilha a mesma conexão. Por isso, evitar entrar em redes compartilhadas pode ser uma boa dica para deixar seus dados seguros, não só em relação ao WhatsApp.

2. Proteja seu WhatsApp com senha

É possível bloquear o aplicativo com senha. Para isso, basta fazer a instalação do App Locker na PlayStore – se você usa o sistema Android em seu smartphone. Depois de baixado, instale o app e configure uma senha forte e segura.

3. Oculte a foto de perfil

Como padrão, o WhatsApp mostra a foto do perfil para todos os usuários que adicionam seu número na agenda do telefone. Ou seja, o aplicativo mostra a sua imagem pessoal de perfil para conhecidos e desconhecidos. É possível mudar as configurações do aplicativo para preservar a sua imagem. Selecione a aba de Privacidade, depois Fotos de Perfil, e desmarque a opção de todos. Depois, basta selecionar a opção Ninguém e pronto.

4. Cuidado com falsos aplicativos

Não caia no golpe do app falso. Esses tipo de aplicativo pode instalar vírus em seu aparelho capazes de prejudicar o desempenho do celular, tablet e até do computador, além de servir como porta de entrada para hackers.

5. Apague suas conversas

É uma maneira extrema de proteger suas informações, mas bastante efetiva. Crie o hábito de deletar as conversas, sejam particulares ou em grupo. Desse modo, se alguém conseguir acesso ao seu aplicativo, não poderá visualizar suas mensagens.

6. Não receba arquivos automáticos

Algumas pessoas tem o hábito de trocar fotos, vídeos e áudios com os colegas. Isso também pode ser perigoso, principalmente se você tem a opção de fazer downloads automáticos. O que é possível ser feito é desmarcar a opção de download automático e só conferir as mensagens de conhecidos.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..