Ciência & Tecnologia

Projeto de Exoesqueleto na Copa faz testes com pacientes brasileiros





exoesqueleto

A ideia do Projeto Andar de Novo, coordenada pelo cientista Miguel Nicolelis, é permitir que uma pessoa paraplégica se levante da cadeira elétrica e caminhe cerca de 25 metros na Arena Corinthians, em São Paulo, no início da Copa do Mundo no dia 12 de junho(Facebook/Miguel Nicolelis)

Oito pacientes paraplégicos foram selecionados na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo, onde foi criado um novo laboratório de neuro-robótica para o Projeto Andar de Novo. A ideia da iniciativa, coordenada pelo cientista Miguel Nicolelis, é permitir que uma pessoa paraplégica se levante da cadeira de rodas e caminhe cerca de 25 metros na Arena Corinthians, em São Paulo, no ínicio da Copa do Mundo no dia 12 de junho.

Se tudo der certo, o paraplégico deve realizar o pontapé inicial da Copa. O projeto Andar de Novo é um consórcio internacional sem fins lucrativos que envolve diferentes cientistas que estudam a relação entra máquina e cérebro

Leia outras notícias de Tecnologia

Como funciona
A robótica é a base para ajudar os pacientes a se movimentarem. O grupo de cientistas criou um exoesqueleto que passa por testes de segurança e estabilidade na França.

Segundo Nicolelis, o exoesqueleto incorpora as últimas tecnologias que envolvem a robótica. Assim, o paciente poderá controlar o exoesqueleto apenas com atividade cerebral.

Ainda em janeiro, os pacientes devem aprender a interagir com um ambiente virtual antes do exoesqueleto.

com informações do Portal da Copa

Continua após a publicidade..