Ciência & Tecnologia

Você sabe usar bancos na internet? Veja cinco dicas de como fazer transações seguras




Já pensou em visitar o seu banco, fazer pagamentos e transferências para outras contas, solicitar ou cancelar serviços, tudo isso sem sair de casa? Esses são os benefícios do “internet banking”, o acesso ao banco feito pelo computador e até mesmo pelo celular. Cada vez mais comum entre as pessoas, que correm contra o tempo e aproveitam o serviço online para adiantar as demandas do dia-a-dia, os bancos online são um prato cheio para os fraudadores. Por isso, o usuário precisa prestar bastante atenção para não cair nas mãos dos cibercriminosos.

Por exemplo, uma das práticas mais comuns entre os hackers são os pedidos de atualização de dados por e-mail ou torpedos no celular. O banco jamais solicitará seus dados dessa maneira, e provavelmente tem alguém querendo roubar suas informações. Essas mensagens podem direcioná-lo a sites mal intencionados ou instalar vírus em seu computador, que terá acesso a seus dados pessoais. Essa prática é chamada de phishing, muito comum na internet.

Outra dica importante é evitar ao máximo acessar os serviços online de bancos em computadores públicos e compartilhados, como no trabalho, faculdade e lan houses. Programas maliciosos como malwares e spywares podem são capazes de monitorar cada passo dos usuários e roubar informações preciosas de quem está usando a máquina.

Para aproveitar ao máximo o internet banking, sem preocupações, aproveite as dicas de segurança que separamos para você.

1. Utilize os programas de proteção do seu banco e os tokens

Os sites bancários pendem a instalação de um módulo de segurança para que você possa fazer operações bancárias. É preciso checar se a página é oficial do banco, faça o download e siga as instruções para a instalação. Alguns bancos pedem a autorização dos computadores e aparelhos que vão acessar os serviços de internet banking.

2. Verifique o site do banco

Para verificar se o site é ou não confiável, confira se no navegador o endereço do site começa com “HTTP”, a letra “s” indica que se trata de uma conexão segura. Veja também se aparece a figura de um cadeado e se o links do site levam para algum ambiente estranho. Criminosos virtuais costumam criar sites falsos com endereço e aparência muito parecidos com os do oficial para enganar os clientes.

3. Utilize a tabela de códigos ou token

Alguns bancos enviam aos seus clientes uma tabela de códigos ou o token para acesso aos serviços online. Apesar de ser um bom mecanismo de segurança, é preciso ter cuidado em como ele é usado. Geralmente, o código e o token são pedidos apenas uma vez. Se isso for solicitado mais de uma vez, pode se tratar de um golpe. Fique atento!

LEIA MAIS

+ Não caia na rede! Saiba como proteger seu celular de invasões

+ Baixar aplicativos no celular é seguro?


4. Erre a senha de propósito

Essa dica é realmente boa. Sempre erre a senha ao menos uma vez. Se for um golpe, o site deverá continuar com a mentira e exibir uma tela de informações da conta, como se nada tivesse acontecido. Mas, se for realmente o site oficial do banco, você verá uma mensagem de erro.

5. Use um bom antivírus

Tenha sempre em sua máquina um antivírus atualizado. Os programas de segurança são capazes de identificar arquivos maliciosos usados para capturar dados bancários e outras informações. Portanto, mantenha sempre em segurança seu computador, celular e tablet.

E no final, não esqueça de encerrar o processo e clicar no botão “sair”! Assim, ninguém vai poder retomar as suas operações. Caso note alguma movimentação estranha em sua conta, procure seu banco para tomar todas as providências cabíveis e procure a polícia. Dessa maneira, comprovada alguma fraude, você terá todos os direitos garantidos.

Boas práticas de segurança online é uma maneira responsável de se proteger contra golpes na internet. Mantenha-se informado sobre o assunto.

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças on-line mais recentes. Para mais informações, acesse o site http://www.mcafee.com/br

Continua após a publicidade..