Carreira & Educação

Cosmetologia e Estética: carreira em expansão

[mp_script_post_header]

Meu nome é Fernanda La Selva Paneque, tenho 36 anos, aos 33 anos resolvi voltar a estudar. Trabalhava até então com eventos, profissão que exerci por mais de 10 anos.

Prestei um vestibular para administração na UNIP, em uma unidade perto da minha residência, pois a intenção era voltar a estudar, e tentar conciliar a faculdade de Administração com os eventos. Porém, por sorte do destino, o curso só tinha disponibilidade de aulas no período noturno (o que para mim seria impossível, já que os eventos que eu fazia eram na sua maioria à noite).

Por um momento fiquei triste, mas segui a sabia orientação dos meus pais que, me acalmaram e sugeriram que eu procurasse outro curso. Foi então que descobri a Cosmetologia e Estética. Eu jamais havia ouvido falar neste curso. Informei-me sobre a grade curricular e achei bem interessante.

Optei então por encarar este novo desafio já que mudaria totalmente minha carreira. O que notei durante o curso é que, na graduação o foco em matérias importantíssimas da área da saúde como Microbiologia, Patologia, Anatomia e Farmacologia entre outras, trazem uma base para a formação de novas profissionais e até mesmo embasamento teórico para profissionais que já atuam no mercado. Devo também enfatizar as aulas práticas de drenagem linfática, alguns tipos de massagens e protocolos faciais e corporais.

Sei que o aproveitamento do curso depende muito mais do interesse do aluno em pesquisar fora da faculdade e se dedicar ao curso. Pude observar muitas alunas reclamando da universidade e do curso e, durante as aulas passavam horas batendo papo.

Atualmente existem diversos cursos de graduação. A universidade Anhembi Morumbi possui um centro técnico maravilhoso. Mas é um curso mais caro, infelizmente não dava para o meu bolso! Em minha opinião a UNIP é uma instituição forte, com professores extremamente dedicados e bem informados, além de possuir uma boa coordenação.

Aprendi sempre a buscar conhecimentos de fontes científicas, a me interessar por novidades, e o mais importante: a continuar estudando sempre, pois o mercado de estética está em constante crescimento. Uma boa dica é participar de congressos e feiras.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) beleza já faz parte de um conceito maior integralmente ligado com qualidade de vida e não somente com vaidade. É por esse motivo que imediatamente após concluir a graduação decidi continuar minha formação e hoje estou cursando pós-graduação em Cosmetologia Aplicada a Estética no SENAC-SP.

Tenho uma certeza; o mercado de trabalho dá oportunidades para os bons profissionais. E estes são aqueles que buscam o conhecimento, se atualizam e que exercem sua profissão com amor e dedicação.

Trabalho na área há quase três anos em uma empresa que importa equipamentos para clinicas de medicina estética, o que me obriga a ter um conhecimento técnico amplo de mecanismos de ação, efeitos fisiológicos e funcionamento dos equipamentos, para poder apresentá-los com propriedade em clinicas, normalmente para médicos.

Ainda tenho planos para outros cursos que possam enriquecer ainda mais minha formação e sede de conhecimento. Agradeço a oportunidade de expressar minha opinião e deixo aqui o meu email: [email protected] para quem quiser continuar esta conversa.

Você também pode participar e contar a sua história! Escreva a sua para [email protected].


Talvez você também goste