Comportamento Relacionamento

Momentos em casal: como aproveitar melhor

Por todos estes fatores é possível imaginar que durante a vida conjugal o casal certamente passará por mudanças. No entanto, elas não precisam ser necessariamente negativas. Como melhorar o relacionamento e aproveitar mais os momentos com o (a) parceiro(a), evitando assim o desgaste?

Um bom diálogo faz a diferença

Para ter uma relação conjugal saudável é importante que o casal tenha bom diálogo. A conversa deve servir principalmente para dois propósitos.

O primeiro é aproximar mais o casal, tornar os dois mais íntimos e mais amigos um do outro. Por isso, é importante ter uma rotina baseada em conversas sobre o dia a dia, o trabalho, a educação dos filhos e, claro, conversas mais profundas são sempre bem-vindas.

O segundo propósito do diálogo é verbalizar as coisas que incomodam ou que atrapalham a vida do casal. Ou seja, serve para colocar na mesa aquilo que não vai bem na relação, aquilo que incomoda ou até mesmo causa mágoas.

É importante lembrar que o diálogo não deve ser marcado pela agressividade. Ele serve para resolver as questões de forma tranquila, tornando a relação conjugal mais prazerosa.

A relação sexual contribui para a qualidade de vida

Além de um bom diálogo, outro ponto forte para os casais é a qualidade da relação sexual. Ter uma boa relação contribui para a proximidade do casal, aumenta a intimidade e a autoestima.

Alguns estudos mostram, inclusive, que a frequência sexual do casal está diretamente relacionada a troca de afeto entre os parceiros. Ou seja, quanto mais vezes um casal faz sexo mais a relação como um todo se torna saudável e mais a relação se torna duradoura.

Além disso, o sexo faz com que o corpo libere hormônios ligados ao prazer, como a endorfina, o que aumenta a sensação de bem-estar.

Quando procurar ajuda?

Nem sempre é fácil manter o equilíbrio na relação. Porém, se o casal acha que vale a pena se esforçar para corrigir os problemas, mas mesmo assim não tem êxito, é possível procurar ajuda de um profissional.

Para as questões ligadas à falta de diálogo, a terapia individual ou de casais pode ser uma boa forma de melhorar a relação com o(a) parceiro(a) e dar mais qualidade à vida a dois.

Se o problema tiver relação direta com a libido, a realização de alguns exames para verificar se não há nenhum problema hormonal envolvido é importante. É preciso também estar atento para casos em que o estresse e a ansiedade do dia a dia podem afetar a vida do casal.

Fonte: Forteviron


Talvez você também goste