Sua Música

Festival Expocrato celebra 75 anos e artistas do Cariri dividem palco com grandes nomes da música

Artistas e bandas da região do Cariri voltam ao palco do Festival Expocrato com mais força nesta edição 2019. Continuando a política de valorização dos profissionais locais, 19 artistas e bandas vão dividir noites de shows com grandes nomes da música nacional entre os dias 13 e 21 de julho, em Crato no Ceará. Serão mais de 50 atrações, entre ícones do sertanejo, forró, samba, pop rock e reggae.

A cantora Ana Nery, de Juazeiro, descreveu o momento em que espera para a sua apresentação na mesma noite que Xand Avião, Gusttavo Lima e o conterrâneo Jonas Esticado, como “coração a mil”. “A Expocrato foi um divisor de águas na minha carreira. Abriu portas para meu trabalho e a banda cresceu de uma forma surpreendente”, revela a cantora, que se apresentou pela primeira vez em um grande palco ano passado no Festival. “É uma excelente oportunidade para todos os artistas”, concluiu.

Festival Expocrato celebra 75 anos e artistas do Cariri dividem palco com grandes nomes da música - 2

Ana Nery (foto: divulgação)

Um dos maiores nomes regionais e compositores de forró do Ceará, Luis Fidelis se apresenta no domingo, 14, noite do forró romântico com Magníficos, Calcinha Preta, Iohannes e mais. Conhecido e adorado nos palcos do Cariri, Fidelis diz de sua alegria em colocar o povo para cantar e dançar no Parque de Exposições. Quem também se apresenta é o forrozeiro raiz Fábio Carneirinho, que comemora a inclusão permanente de artistas regionais na programação. “A ansiedade está grande. Vou tocar com bandas nacionais, profissionais que admiro muito, como Nando Reis. Para nós, artistas locais, é muito importante estar nesse meio, fazer parte deste que é o maior Festival de música do Norte e Nordeste”, declara.

Festival Expocrato celebra 75 anos e artistas do Cariri dividem palco com grandes nomes da música - 3

Jonas Esticado (foto: reprodução)

Ainda se apresentam Gideon do Forró, Raphael Belo Xote, Daniel Lobão, Missão Miranda, Raphael Alencar, Éryka Diniz, Ciço Bodim, Bulé de Caminhão, Apimentados do Forró, Maninho e banda, Luan Rocha, Antônio Marcos, Ruan Rodrigues, Forró Alencar, Wawa Pinho e Chumbo Sim Sinhô.

O Expocrato comemora 75 anos em plena consolidação como maior festival das regiões norte e nordeste. Foi em dezembro de 1944 que a primeira edição da Feira Agropecuária do Crato tomou conta da cidade com intensa movimentação de visitantes e negociadores. De lá para cá, a Expocrato somou 75 anos de fundação, avanços e conquistas, sendo hoje considerada Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados, uma das maiores do gênero e a maior do Norte e Nordeste brasileiro.

Durante todos esses anos a Expocrato colecionou histórias, causos e curiosidades na mente dos caririenses. Confira alguns fatos históricos para celebrar este grande evento:

● A feira nasce para incentivar a agropecuária na região do Cariri, até então dominada pelos engenhos de cana de açúcar.

● Seus pais fundadores foram Wilson Gonçalves, então prefeito do Crato, e o professor e criador de gado Pedro Felício Cavalcante, que hoje batiza o Parque de Exposições, atualmente o maior do Nordeste, segundo o Governo do Estado.

● Entre a primeira edição e a segunda edição houve um intervalo de 9 anos, devido ao pós II Guerra Mundial e a crise econômica. Logo, em 2019, são 68 edições.

● De volta, a segunda edição foi lançada no centenário do Crato, em 1953, onde hoje é a praça Alexandre Arrais.

● Em 2012, a Expocrato teve como tema o centenário de Luiz Gonzaga, com exposição de roupas, fotos e música.

● “Eu vou pro Crato”, inclusive, é uma das músicas de Luiz Gonzaga que recepciona os visitantes no Parque de Exposição todos os anos.

● Foi na década de 1960 que a Feira começou a ter momentos de entretenimento com apresentações folclóricas e shows noturnos.

● Em 1959, a Exposição Regional Agropecuária do Crato foi elevada à categoria de Exposição Centro-Nordestina.

● Luiz Gonzaga, Belchior, Fagner, Ednardo são alguns nomes que passaram pela Expocrato antes da consolidação também como evento de entretenimento.

● Em 2018, o Parque de Exposição recebeu uma mega reforma e expansão. Fora 4.434,30 m² de reformas nas construções existentes, como pavilhões, e acréscimo de 11.137,50m² em novas construções.

No mesmo ano, a parte de shows noturnos ganhou o título de Festival de Música, sendo o maior do Norte e Nordeste, por contemplar diversos ritmos e receber mais de 50 atrações ao longo de 9 dias.

Festival Expocrato celebra 75 anos e artistas do Cariri dividem palco com grandes nomes da música - 4

(foto: divulgação)

Fonte: Sua Música


Talvez você também goste