Ciência & Tecnologia

O que vai deixar saudade no Orkut?




Quem um dia já foi usuário do Orkut, na primeira década dos anos 2000, com certeza lembra-se de algumas pérolas, como: “só adiciono se for com scrap” ou “o que dizer dessa pessoa que mal conheço e já considero pakas?”. Infelizmente, a partir de hoje, a rede social do Google deixa de funcionar para tornar-se um museu de boas lembranças. Mas e para você, o que vai deixar saudade no Orkut?

Scraps


Deixar recados coloridos, em negrito e itálico, foi uma febre no Orkut. Poder fazer isso em uma época onde ter computador em casa era luxo e a internet era discada (durante a semana, tinha que esperar até meia-noite para acessar ou contar as horas para chegar o fim de semana, por ser mais em conta), era modernidade demais para qualquer um.

Com o tempo, foi possível inserir fotos e vídeos nos scraps. Isso era incrível! Contudo, a melhor parte foi o clássico: “só add se for com scrap”. Isso aconteceu, porque as pessoas ficaram “cansadas” de ter tanta gente fuxicando a vida alheia. Aí, para que ninguém soubesse os acontecimentos de cada um, começou a se apagar todos os recados. Além disso, os usuários ficavam bravos de aceitar alguém e nem deixarem um mísero ‘oi’.

Já pensou se essa moda pega, hoje, no Facebook, Twtter e Instagram?

Depoimentos


“O que dizer de você, que mal conheço e já considero pakas!”. Se um amigo nunca lhe escreveu isso, bom, agora você sabe como o pessoal era criativo, no Orkut. “Você é legal”, “da hora”, “bacana”, “meu amiguxo”, “continue sempre assim” e “ti amu-dolu” também ilustravam os testemunhais da galera. E ai de quem fizesse aniversário e não deixasse um depoimento de parabéns, ao melhor amigo…

Sério, isso era motivo para ficar uma semana sem olhar na cara da pessoa. Que medo, não é?

Comunidades


Abro a geladeira para pensar. Lontra vai, Johntra volta. Eu odeio acordar cedo. Deus me disse: desce e arrasa. Não saio de casa sem photoshop. Eu nunca terminei uma borracha. Adoro Pepê e Neném. Saudades merenda na escola. Eu não roubei pão na casa do João. Quem foi? Eram só algumas das clássicas comunidades que deixarão saudades.

Nelas, os usuários criavam os tópicos mais bizarros possíveis para baterem papo. Eles queriam saber o que a avó deles pensava sobre determinado assunto, o tio, a mãe e até o cachorro. A diversão era garantida desde que não se levasse tudo a sério.

E você sabia que era uma pessoa querida pelos amigos, quando ganhava uma comunidade criada por eles. Depois disso, começava a competição para saber quem tinha mais membros na página. Sim, isso acontecia.

Sorte do Dia

Tinha quem usasse a sorte do dia do Orkut como mantra. Era lei entrar, ler, copiar e repassar a mensagem no MSN ou ICQ.

BuddyPoke e Colheita Feliz

Na geração Orkut, poucas pessoas sabiam o que eram aplicativos. A rede social deu o ponta pé inicial em apresentá-los ao público, por meio de joguinhos. BuddyPoke e a Colheita Feliz foram os conhecidos e utilizados.

O primeiro era um boneco em 3D, o qual podia ser criado com as características físicas desejadas. Ele ficava na página de perfil do usuário e permitia a interação com outros bonecos. O BuddyPoke tocava guitarra, dava abraço de urso, ficava triste, enviava flores, paquerava e muito mais. Foi a grande sensação do momento!

Já a Colheita Feliz é inesquecível. Se você teve, duvido que não tenha passado horas plantando ou ao aguardo da hora certa para colher, cuidar dos animas e roubar os frutos, legumes e leite das fazendinhas dos amigos.

Ficou difícil de dizer o que vai deixar saudade, no Orkut. O jeito é dizer: tudo.

Como diria Sandy & Junior, ele é “inesquecível”.

Até a próxima, Orkut!

Já ficou com saudades? Então, responda:

Continua após a publicidade..