Mundo Notícias

Brasil faz doação de cédulas ao Haiti

[mp_script_post_header]

A Casa da Moeda do Brasil informou hoje (27) que entregou, esta semana, 47,4 milhões de cédulas ao Haiti. As cédulas são de 20 gourdes (moeda do Haiti) e foram doadas pelo governo brasileiro. Essa doação faz parte da ajuda humanitária do Brasil ao Haiti, após o terremoto de janeiro de 2010, que devastou o país. A destruição atingiu vários bancos, lembrou a Casa da Moeda.

A Lei 12.409 autorizou a Casa da Moeda a doar 100 milhões de cédulas ao Haiti, com custo total limitado a R$ 4,8 milhões. Também coube à empresa o transporte do dinheiro. Um navio fretado partiu do Rio de Janeiro no dia 28 de outubro e chegou a Porto Príncipe em 21 de novembro.

Para que o restante das cédulas possa ser fabricado, a Casa da Moeda informou que depende de autorização legal, com ampliação do limite de gastos. A empresa informou que encaminhará o pedido ao Ministério da Fazenda para avaliação.

Assim como as cédulas da Segunda Família do Real, a nota de 20 gourdes contém vários elementos de segurança como fio magnético e impressão offset. As cédulas também contam com uma faixa transparente, que imita as cores do arco-íris.


Talvez você também goste